Polícia prende 32 pessoas em operação na Muzema e Jacarezinho
Durante ação, não houve registro de tiroteios. Os agentes cumprem 42 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão
Rio de Janeiro|Márcio Mendes, do R7*, com Record TV Rio
As polícias Civil e Militar prenderam 32 pessoas — 30 na zona oeste, sendo 20 prisões realizadas por policiais civis e 10 pela PM, e duas na zona norte —, nesta quarta-feira (19), durante uma ação conjunta que deu início ao projeto Cidade Integrada, visando à retomada de territórios controlados por facções criminosas, no Rio.
Durante a operação, não houve registro de tiroteios. Os agentes cumprem 42 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão de adolescentes, em comunidades da zona norte e zona oeste da cidade.
Nas redes sociais, o governador Claudio Castro informou que no próximo sábado (22) vai detalhar o projeto.
Ocupação no Jacarezinho
A comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio, foi a primeira a fazer parte do projeto Cidade Integrada, que contará com planejamentos urbanísticos e sociais.
De acordo com a PM, participam da ação agentes do COE (Comando de Operações Especiais) e da CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora). A ocupação continuará por tempo indeterminado.
Durante a operação, agentes da Polícia Civil prenderam um homem acusado de armazenamento e compartilhamento de material com conteúdo de pornografia infantojuvenil. Ele foi encaminhado à Cidade da Polícia e, em seguida, será apresentado à Justiça.
Muzema
A Muzema, área controlada por grupos milicianos, também teve ocupação. Na região, a PM informou que as ações vão focar o combate ao comércio ilegal de gás de cozinha, crimes ambientais e construções irregulares.
Equipes do CPAm (Comando de Polícia Ambiental) e do 2º Comando de Policiamento de Área — que conta com batalhões das zonas oeste e norte da cidade — atuam na retomada do complexo, que inclui ainda as comunidades da Tijuquinha e Morro do Banco.
Leia também
*Estagiário do R7, sob supervisão de Paulo Guilherme