Logo R7.com
RecordPlus

Posto de combustíveis é interditado por uso de dispositivo para alterar bomba em Duque de Caxias (RJ)

Irregularidade foi descoberta durante fiscalização liderada pela Sedcon e pelo Procon-RJ

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Posto de combustíveis foi interditado em Duque de Caxias por usar dispositivo que altera litragem da bomba.
  • A irregularidade foi descoberta em fiscalização pela Sedcon e Procon-RJ, com apoio de outras agências.
  • Tanque de diesel foi interditado por estar fora das especificações legais.
  • Responsável pelo posto foi conduzido à delegacia e estabelecimento foi autuado por falta de licença ambiental.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Bomba era manipulada por dispositivo eletrônico para exibir litragem diferente no painel Reprodução/Procon-RJ

Um posto de combustíveis de bandeira branca foi interditado após a identificação de um dispositivo eletrônico capaz de alterar a litragem registrada na bomba, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na quinta-feira (26).

A irregularidade foi descoberta durante uma fiscalização liderada pela Sedcon (Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor) e pelo Procon-RJ, em conjunto com o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro), a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e o Cpam (Comando de Polícia Ambiental).


Os técnicos do Ipem localizaram o equipamento eletrônico acoplado a uma das quatro bombas do estabelecimento. O dispositivo permitia manipular remotamente as informações exibidas no painel.

Além disso, a ANP também interditou o tanque de diesel. O combustível apresentava aspecto turvo e indícios de estar fora das especificações legais.


Durante a operação, foi constatado ainda que o posto não possuía licença ambiental para funcionamento. O estabelecimento também foi autuado por prática de vantagem manifestamente excessiva.

O responsável pelo estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.


Esse tipo de fraude eletrônica já foi identificado em outros postos do estado, o que reforça o alerta para o setor.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.