Prazo dado por Witzel para melhoria da água do RJ termina hoje (30)
Ao ser questionado na rua por uma idosa, governador do Estado citou no último dia 22 que o abastecimento estaria normalizado em uma semana
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*

O prazo dado pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, para a normalização no gosto, cheiro e cor da água da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) termina nesta quinta-feira (30). A data foi estipulada pelo representante do Executivo Estadual no último dia 22, ao ser confrontado por uma idosa durante um compromisso oficial, em Bonsucesso, zona norte da cidade.
Cedae vai realizar obras de emergência na estação do Guandu
Apesar de Witzel estar cercado de seguranças e assessores, Creusa Batista, de 65 anos, conseguiu furar o bloqueio e fez a pergunta que todo morador do Rio de Janeiro e da região metropolitana gostaria de saber: quando a água da Cedae voltaria ao normal?
Leia também
“Eu fiz uma cirurgia há três meses. Eu estou comprando água pra poder não tomar água da torneira”, disse a aposentada a Witzel, que respondeu que “no máximo em uma semana” o abastecimento seria normalizado.
Desde o dia da promessa do governador do Estado, a Cedae tem tratado a água da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Guandu com carvão ativado e começou a despejar argila nos rios próximos à estação de tratamento.
De acordo com a companhia, a ação com argila pode impedir o crescimento das algas que liberam a substância química chamada geosmina. O composto orgânico é produzido por uma bactéria e altera o gosto, cheiro e cor da água. De acordo com a Cedae, o elemento não oferece riscos à saúde.
'Água em momento algum foi imprópria ao consumo', diz Witzel
A crise hídrica na cidade do Rio de Janeiro completará um mês na próxima semana. Enquanto a Cedae não sana o problema, os moradores do RJ disputam garrafas de água mineral em mercados da capital e no Grande Rio.
Veja abaixo o questionamento de Creusa:
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa
















