Prefeitura anuncia intervenção no BRT a partir desta terça (23)
Alvo de reclamação diária dos passageiros, sistema terá administração municipal até que seja feita nova licitação
Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*
A Prefeitura do Rio anunciou que inicia nesta terça-feira (23) a intervenção no BRT, alvo de reclamações diárias de passageiros devido à superlotação e más condições no transporte.
A informação foi confirmada pelo prefeito Eduardo Paes por meio de rede social.
No último dia 3, Paes já havia informado que pretendia administrar o serviço temporariamente, antes de abrir uma licitação para uma nova concessão.
Entre as primeiras ações previstas estão reabertura de estações, melhorias na infraestrutura do transporte e reforço na segurança. As medidas devem ser implementadas duas semanas após um grave acidente perto da estação Mato Alto, na zona oeste, deixar uma passageira morte e mais de 40 feridos.
Em nota, a Prefeitura afirma que a intervenção, feita em coordenação com a SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), tem objetivo de "requalificar o sistema BRT e assegurar a continuidade da prestação do serviço". Está previsto um levantamento técnico para avaliar a situação da frota que está fora de circulação e dos serviços que devem ser feitos para que os coletivos voltem às ruas.
Outros órgãos municipais envolvidos na operação são as secretarias de Ordem Pública, Conservação, Infraestrutura e as subprefeituras da zona oeste, zona norte, Jacarepaguá e Barra da Tijuca, além da Cet-Rio (Companha de Engenharia de Tráfego do RJ), Rioluz, Comlurb e Centro de Operações Rio.
Procurado, o BRT informou que não se manifestará, por enquanto.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira