Prefeitura de Duque de Caxias (RJ) flexibiliza o uso de máscara em locais abertos e fechados
Em decisão, o município considerou o alto índice de vacinação contra a Covid-19 e a queda de casos da doença no município
Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*
A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, publicou nesta sexta-feira (4) um decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em locais abertos ou fechados no município.
A determinação, no entanto, não se aplica a pessoas que se encontrem infectadas pela Covid-19 ou que estejam com suspeita de contaminação durante o período de transmissão do coronavírus.
O decreto, de acordo com a prefeitura, leva em conta a queda no número de casos da doença e o alto número de pessoas vacinadas na cidade, que aplicou até o momento mais de 1,3 milhão de doses de imunizantes.
De acordo com dados do município, 85,5% da população-alvo recebeu doses de proteção contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, nas últimas 24 horas, a taxa de positividade de testes realizados para detecção da doença foi de 1,37%.
Nesta quinta (3), o Governo do Estado do Rio decretou que a flexibilização do uso de máscara ficaria a cargo de cada prefeitura, que poderiam decidir sobre a obrigatoriedade ou não do uso.
A decisão estadual considerou os diferentes cenários em que cada município se encontra, já que alguns ainda atravessam a onda de infecções provocada pela variante Ômicron.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Paulo Guilherme