Prefeitura do Rio anuncia novos estágios de alerta de chuva
Até agora, a Prefeitura trabalhava com os estágios de Normalidade, Atenção e Crise. Passam a fazer parte também os estágios de Mobilização e Alerta
Rio de Janeiro|Do R7
A Prefeitura do Rio apresentou, nesta segunda-feira (18), o projeto Plano Verão 2019, que tem como objetivo minimizar e preparar a cidade para os efeitos da chuva que atingem a capital fluminense nessa época do ano. O prefeito Marcelo Crivella também anunciou que a cidade passará a ter novos estágios operacionais para facilitar os alertas à população emitidos pelo COR (Centro de Operações Rio), sobre os riscos em caso de temporal.
Leia mais: PM é atacada em operação para coibir baile funk na Cidade de Deus
Até agora, a Prefeitura trabalhava com os estágios de Normalidade, Atenção e Crise. Passam a fazer parte também os estágios de Mobilização e Alerta.
- Nós estamos criando novos passos para que a população tenha ciência dos riscos. Até chegar o estágio de crise tem vários passos em que as pessoas serão comunicadas, para que ninguém seja surpreendido. A população precisa ter consciência de que não deve sair de casa quando estivermos em estágio de crise e nem passar perto de locais com riscos de deslizamento. As pessoas que estão morando em áreas de risco precisam obedecer as sirenes - disse Crivella, em entrevista coletiva no COR.
Leia também
Sebastião Bruno, secretário Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, fez um balanço das ações que já foram feitas e deu detalhes sobre a estrutura montada para atender os prontos críticos do município.
Já foram realizadas obras de infraestrutura e ações de mitigação dos danos causados pelas chuvas no início deste ano. São mais de 100 pontos de intervenção nas áreas que foram afetas, que envolvem investimentos na ordem de R$ 80 milhões.