Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura do Rio diz que situação da Covid-19 está controlada

Com bons índices em eventos-teste, cariocas com esquema vacinal completo não precisarão mais fazer exame para entrar em festas

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*


Secretário diz que a situação da Covid-19 está controlada pela 1ª vez desde o início da pandemia
Secretário diz que a situação da Covid-19 está controlada pela 1ª vez desde o início da pandemia

A Prefeitura do Rio divulgou, na manhã desta sexta-feira (15), dados do 40º Boletim Epidemiológico da Covid-19. Com 263 pacientes internados, a cidade registra o melhor cenário desde o início da pandemia. Segundo a administração municipal, a diminuição de índices era esperada com o avanço da vacinação. Já são mais de 10 milhões de doses aplicadas.

"É a primeira vez que podemos falar que temos uma situação controlada da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro", afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A capital vem mantendo, ao longo de sete semanas, baixos números de óbitos e casos graves. Agora, há também poucos casos leves, com baixa taxa de transmissão e de internações.

De acordo com os registros da prefeitura, 86% da população já recebeu a primeira dose ou a dose única. Desses, 60% estão com o esquema vacinal completo, o que inclui 76% dos adultos totalmente vacinados. 

As doses de reforço continuam para pessoas com 68 anos ou mais até a próxima quarta-feira (20), em decorrência do atraso no envio de 300 mil doses da Pfizer e AstraZeneca pelo Ministério da Saúde. Como informado à imprensa, a aplicação da primeira e segunda doses continua sendo feita.

Publicidade

Apesar do atraso, o prefeito Eduardo Paes parabenizou o Programa Nacional de Imunizações, explicando que esse tipo de imprevisto é aceitável em um cenário pandêmico. "Reclamamos da demora na tomada de decisões [...], mas este é um programa de imunização de muito sucesso, com mais de 100 milhões de brasileiros vacinados", ressaltou.

Os cariocas que perderam a data da segunda dose não precisam esperar a repescagem e podem ir, preferialmente, ao posto onde tomaram a primeira. 

Publicidade

Vacinação na Maré

Hoje e amanhã (16), moradores da Maré com 18 anos ou mais recebem a segunda dose da vacina contra o coronavírus. Aqueles com 12 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose também podem se vacinar

O projeto Vacina Maré pretende concluir a vacinação de todos os moradores da comunidade da zona norte do Rio. Segundo a prefeitura, o local é um dos que têm a menor taxa de transmissão e índice de internações da cidade. 

Publicidade

Eventos-teste

Cariocas com esquema vacinal completo não precisam mais fazer teste em eventos
Cariocas com esquema vacinal completo não precisam mais fazer teste em eventos

Um aniversário de 15 anos realizado no Copacabana Palace no último dia 2 de outubro, com 573 pessoas, não teve nenhum teste positivo para Covid-19. No mesmo dia, uma festa no Alto da Boa Vista, com 798 pessoas, teve apenas um teste positivo no pré-evento.

Devido ao baixo número de casos nessas ocasiões e em jogos de futebol, o prefeito Eduardo Paes explicou que aqueles que estão com o esquema vacinal completo não precisam mais passar pelos testes para entrar em eventos futuros. Isso diminuirá o custo das festas.

Leia também

Dia D

Amanhã, a prefeitura promoverá o Dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes. Os jovens poderão atualizar a vacinação de diversas doenças, como febre amarela, HPV e hepatites.

Segundo Daniel Soranz, a data é importante para priorizar a vacinação contra doenças que foram negligenciadas durante a pandemia de Covid-19.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.