Prefeitura do Rio estende vacinação contra gripe para toda a população a partir de sábado (4)
Município e Governo do Estado organizam dia D neste fim de semana, quando também haverá imunização contra o sarampo
Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, em coletiva realizada nesta quinta-feira (2), que a vacinação contra a gripe estará disponível para toda a população acima de seis meses a partir do próximo sábado (4), quando ocorre o dia D de imunização. Na campanha, também serão distribuídas vacinas contra o sarampo e a Covid-19.
A imunização contra o sarampo tem como público alvo as crianças de seis meses a 4 anos. Já a proteção contra a Covid-19 será aplicada em maiores de 5 anos que ainda não completaram seu esquema vacinal.
Outros imunizantes do calendário da criança também estarão disponíveis no sábado, quando mais de 450 pontos de vacinação estarão abertos entre 8h e 17h. Informações sobre horários e imunizantes que serão encontrados em cada unidade podem ser consultados aqui.
Até sexta (3), a campanha de vacinação contra a Influenza está aberta somente para grupos prioritários, que incluem idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e da educação e pessoas com comorbidades. A imunização nesta primeira etapa atingiu apenas 37% do público-alvo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
Campanha em todo o estado
Também neste sábado, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza uma campanha de vacinação que abrange todos os municípios do Rio, na qual serão aplicados imunizantes contra a gripe e o sarampo.
Segundo a SES, a recomendação é de que a imunização seja voltada aos grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, idosos e crianças entre seis meses e 5 anos. No entanto, a pasta informou que os municípios têm autonomia para decidir os critérios de suas campanhas de vacinação.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira