Prefeitura do Rio prorroga medidas de afastamento social
De acordo com o prefeito Marcelo Crivella, comitê científico do poder executivo municipal foi unânime em recomendar prorrogamento das ações
Rio de Janeiro|Da Agência Brasil
A Prefeitura do Rio de Janeiro vai manter todas as medidas de afastamento social para evitar a propagação do novo coronavírus na cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Crivella em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite de domingo (5).
Rio de Janeiro retoma vacinação contra gripe na próxima terça (7)
Segundo ele, o comitê científico da Prefeitura do Rio discutiu a questão por duas horas e foi unânime em recomendar a prorrogação das ações, após analisar a curva de contaminação da covid-19 na cidade.
“Há uma pressão enorme de setores da nossa população e da economia para se começar a relativizar e abrir aos poucos o setor do comércio. Mas não há, por parte da comunidade científica do Rio de Janeiro, a menor chance para se fazer isso”, disse Crivella.
Leia também
Ele lembrou que a indústria continua trabalhando, assim como as atividades essenciais do comércio. O prefeito reforçou a proibição de aglomerações.
Medidas sociais
Segundo a Prefeitura do Rio, apenas 16 idosos e quatro acompanhantes foram instalados em hotéis até o momento, dentro das mil vagas disponibilizadas para abrigar os maiores de 65 anos que tenham dificuldade para se isolar e morem em comunidades da zona sul, onde começou o surto de covid-19 na cidade. O prefeito pediu que os idosos que já foram contactados aceitem o serviço.
“São quartos excelentes, com televisão a cabo, com incontáveis canais, internet banda larga, a pessoa pode ficar em contato dia e noite com a família, banheiro no quarto, camas espetaculares, ar condicionado, café da manhã servido no quarto, almoço, lanche da tarde, jantar. Qualquer problema que tiver aperta o botão, tem o nosso grupo para atender, tem fisioterapeuta, enfermeiro”.
Para a população em situação de rua, o abrigo instalado no Sambódromo poderá receber neste domingo (6) mais 60 pessoas, que também serão vacinadas contra a gripe. Quem optar por sair do abrigo durante o período de isolamento não poderá retornar, já que a intenção é manter a quarentena para todos.
Justiça carioca libera funcionamento de lotéricas no Rio de Janeiro
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também iniciou a distribuição de cestas básicas para 5 mil idosos atendidos pelos centros de Convivência e para os taxistas que pagam diárias.
Os restaurantes populares de Bangu, Bonsucesso e Campo Grande passaram a funcionar também para o jantar, ficando abertos de segunda a sexta-feira das 17h às 20h. O valor da refeição é o mesmo cobrado no almoço, R$ 2.
A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou os ônibus escolares para o transporte dos profissionais de Saúde, da Guarda Municipal e Assistência Social que moram na Baixada Fluminense, em Niterói e São Gonçalo.