Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura faz alerta para notícias falsas sobre temporal e mobilização em Petrópolis

Polícia Militar realiza buscas de grupos que deram alarme falso sobre chuvas na Região Serrana

Rio de Janeiro|Do R7

Petrópolis foi atingida por temporal na terça (15)
Petrópolis foi atingida por temporal na terça (15) Petrópolis foi atingida por temporal na terça (15)

Em meio à tragédia que matou 136 pessoas em Petrópolis, na Região Serrana, e à preocupação com os riscos de novos deslizamentos, as autoridades estão combatendo ainda as informações falsas sobre as chuvas e a mobilização da população. Nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias enviou SMS para alertar sobre notícias falsas com relação a temporais e anúncio de evacuação de áreas.

Segundo a prefeitura, a Polícia Militar também faz ronda para identificar o grupo que deu alarme falso, utilizando um carro de som, o que assustou a população em diferentes regiões. As informações falsas também estariam sendo disseminadas por aplicativo de mensagens.

Informações repassadas à Defesa Civil indicam que o grupo, inclusive, estaria usando uniformes similares aos dos órgãos competentes.

A prefeitura, por meio da Defesa Civil, ressaltou que esse não é um mecanismo adotado pelo órgão para alertar situações de emergência.

Publicidade

Mais cedo, o prefeito Rubens Bomtempo divulgou um vídeo nas redes sociais para desmentir a informação sobre o rompimento de uma barragem no Sargento Boening.

Como se informar

A Defesa Civil dispõe de sistema de sirenes, de envio de SMS, além de comunicados por grupos oficiais com as comunidades, por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, para anunciar a necessidade de mobilização da população em situação de chuva forte.

Publicidade

Em situação de maior necessidade, o alerta nas regiões de maior risco também pode ser feito por viaturas oficiais nas comunidades.

A Defesa Civil usa apenas viaturas oficiais, com identificação, em ações pelas comunidades. Em caso de emergência, os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) devem ser acionados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.