Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Previsão de chuva forte deixa Rio em estágio de atenção

Por volta das 16h, cidade já registrava pontos de alagamento e interdições; chuva pode ser mais forte nas zonas oeste e norte, segundo o COR

Rio de Janeiro|Do R7

Jardim Maravilha tem acumulo de água
Jardim Maravilha tem acumulo de água Jardim Maravilha tem acumulo de água

Uma frente fria que chegou ao Rio na tarde desta segunda-feira (10) deixou a cidade em estágio de Atenção, terceiro nível em uma escala de cinco. Segundo o COR (Centro de Operações Rio), por volta das 16h, núcleos de chuva que atuavam na Baixada Fluminense, estavam em direção à capital, podendo provocar pancadas de chuva forte a muito forte nas zonas oeste e norte.

Por causa de acúmo de água, o mergulhão da avenida Armando Lombardi foi interditado.

Até as 16h15, o COR havia registrado bolsões d’água nos seguintes locais: avenida Ministro Ivan Lins, na Barrada Tijuca, altura da Ponte da Joatinga, nos dois sentidos; Em Guaratiba, na estrada da Pedra, altura do BRT Pingo d'água; na avenida Campo Mourão, em Jardim Maravilha; e na avenida Epitácio Pessoa, altura da rua Vinicius de Morais, sentido túnel Rebouças, na Lagoa.

Por volta das 16h45, os maiores acumulados de chuva foram registrados nas regiões da Ilha do Governador, onde chovei 59 mm em uma hora; Penha, com 26,2 mm no mesmo período de tempo; e Barrinha (Barra da Tijuca), que acumulou 34 mm em 24 horas.

Publicidade

BRT

Os intervalos dos três corredores do BRT estão irregulares em razão de bolsões d'água. No Transoeste, o serviço foi afetado principalmente entre as estações Pingo D'Água (Guaratiba) e Vendas de Varanda (Santa Cruz), e nas imediações da estação Ilha de Guaratiba.

Publicidade

SuperVia

A chuva que atinge a região metropolitana afetou também o sistema de energia no ramal Saracuruna. A circulação no trecho entre Gramacho e Saracuruna e nas extensões Vila Inhomirim e Guapimirim está temporariamente suspensa. A operação segue normal entre Central do Brasil e Gramacho.

Publicidade

A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

- Evite o deslocamento entre a tarde de hoje e madrugada de amanhã; 

- Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;

- Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

- Não force a passagem de veículos em áreas aparentemente alagadas;

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

- Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;

- Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;

- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;

- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.