Logo R7.com
RecordPlus

Procedimento de liberação da ciclovia Tim Maia é iniciado no Rio

Ciclovia estava interditada desde as 7h15 da última sexta-feira (11) por conta de ondas com mais de dois metros de altura

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Ciclovia custou R$ 45 milhões e caiu quatro meses após a inauguração
Ciclovia custou R$ 45 milhões e caiu quatro meses após a inauguração

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou, na noite desta terça-feira (15), que foi iniciado o procedimento de liberação da Ciclovia Tim Maia, no trecho entre São Conrado, na zona sul, e Barra da Tijuca, na zona oeste.

A ciclovia estava interditada desde as 7h15 da última sexta-feira (11), por conta do registro de ondas com mais de dois metros de altura, em período de pico maior do que 15 segundos, um dos protocolos para o fechamento da ciclovia. Equipes do sistema do Alerta Rio seguem monitorando as condições do tempo.


Em 21 de abril de 2016, uma forte onda derrubou parte da ciclovia, que custou R$ 45 milhões, quatro meses após a inauguração. O acidente matou o engenheiro Eduardo Marinho de Albuquerque e o gari comunitário Ronaldo Severino da Silva.

Uma onda de mais de quatro metros atingiu a bandeja da ciclovia, que foi derrubada enquanto os pedestres e ciclistas transitavam sobre ela. Segundo o Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro), o acidente aconteceu em razão do projeto não ter previsto que as ondas pudessem chegar à bandeja.

O Crea identificou falhas construtivas como a incompatibilidade de materiais na execução da obra, se considerado o ambiente agressivo em que ela foi erguida. A falha gerou fissuras em pilares, corrosão da estrutura metálica e problemas na junção das bandejas por onde passa a ciclovia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.