Logo R7.com
RecordPlus

Procon apreende cerca de 2 mil produtos falsificados de marcas famosas no Saara, no Rio

Fiscalização encontrou itens sem comprovação de origem e com informações apenas em idiomas estrangeiros em duas lojas

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Operação da Sedcon e Procon-RJ apreendeu cerca de 2 mil produtos falsificados no Saara, Rio de Janeiro.
  • A ação teve apoio de policiais e representantes de marcas para combater a pirataria e proteger os consumidores.
  • Produtos apreendidos incluíam mochilas, maquiagens e acessórios, muitos com selos não oficiais.
  • Lojas foram autuadas por irregularidades como falta de informações em português e ausência de notas fiscais.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Fiscais do Procon autuaram e notificaram duas lojas com produtos falsificados Reprodução/Procon RJ

Uma operação conjunta da Sedcon (Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor) e do Procon-RJ apreendeu cerca de dois mil produtos com indícios de falsificação durante uma fiscalização realizada na segunda-feira (3), na região do Saara, no Centro do Rio de Janeiro.

A ação contou com o apoio de policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) e de representantes das marcas afetadas. O objetivo foi combater a pirataria, proteger os consumidores e coibir violações à propriedade industrial.


Entre os produtos apreendidos estavam mochilas, maquiagens, ursinhos de pelúcia, chaveiros, copos, porta-cartões e diversos acessórios para cabelo. Segundo os fiscais, muitos dos itens exibiam selos não oficiais de marcas conhecidas.

Durante a fiscalização, as equipes também identificaram irregularidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. Os produtos apresentavam rótulos e instruções de uso exclusivamente em idiomas estrangeiros, sem informações em português sobre utilização e segurança, situação considerada ainda mais grave em itens de maquiagem e produtos destinados ao público infantil.


Em uma das lojas vistoriadas, o responsável não apresentou notas fiscais nem documentos que comprovassem a procedência das mercadorias.

As duas lojas fiscalizadas foram autuadas e notificadas. Os estabelecimentos terão prazo de 15 dias úteis para apresentar defesa ao Procon-RJ.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.