Procon Carioca vai atender reclamações de consumidores no centro do Rio
Reclamações serão enviadas para empresas e reclamantes terão retorno em 30 dias
Rio de Janeiro|Do R7
O Procon Carioca vai realizar atendimento aos consumidores de terça (21) a quinta-feira (23) na Penha (quadra da Chatuba, na rua Tenente Luís Dornelles, 480), zona norte da cidade. O objetivo do atendimento é registrar queixas dos consumidores e encaminhar às empresas, que terão prazo de dez dias para responder ao órgão. Em até 30 dias, o Procon Carioca pretende dar o retorno aos reclamantes.
Na semana passada, em comemoração à Semana do Consumidor, sob o tema "Desperte para os seus Direitos", o órgão fiscalizou 47 estabelecimentos comerciais no Edifício Central, no centro, na operação "Cadê o Preço". Foram notificados 11 lojas que não apresentavam os preços em suas mercadorias, a maioria de informática. Entre as lojas notificadas estavam a Digital Gold, Elister Jóias e Livraria Saraiva.
Presidente do Procon Carioca, Jorge Braz, destacou que a informação clara e adequada do preço é um direito do consumidor:
— A falta do preço na vitrine obriga que o cliente entre na loja para ser abordado pelo vendedor que poderá informar o preço de acordo com a aparência do consumidor. A informação garante que o cliente não seja enganado e traz segurança para a relação de consumo. Transparência não é só para políticos e governo. Tem que começar pelo povo.
No Largo da Carioca, funcionários, em duas tendas, atenderam consumidores que levaram seus problemas de consumo. Durante a semana, foram 45 pessoas atendidas no Largo. As empresas mais reclamadas foram a Oi, com nove reclamações, e a Tim, com quatro.
— O Procon Carioca acaba desafogando a justiça. Através dessa intermediação que faz entre clientes e empresas, muitas causas nem precisam chegar à justiça — concluiu Braz.
O órgão municipal atende pela Central de Atendimento da Prefeitura (telefone 1746, opção 7), pelos sites http://www.1746.rio/ e http://www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca e pelas redes sociais Facebook e Twitter (@ProconCarioca).















