Protesto de motoristas de ônibus é cancelado para evitar invasão de black blocs, diz sindicato
A categoria planejava uma manifestação para quarta-feira (19) contra a violência nos coletivos
Rio de Janeiro|Do R7

Motoristas e cobradores de ônibus desistiram de promover um protesto na próxima quarta-feira (14), no centro do Rio para evitar uma possível invasão de black blocs, conforme informou o Sintraturb (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus). A classe pretendia cobrar das autoridades maior empenho nas investigações de casos de violência contra os profissionais que trabalham nos coletivos.
Segundo o vice-presidente do sindicato, Sebastião José, os episódios de violência que resultaram na morte do cinegrafista Santiago Andrade foram determinantes para a suspensão do ato.
— A ação desse grupo de vândalos denominados Black Bloc infelizmente nos levou a essa decisão. Nosso objetivo é o de mostrar que é cada vez maior o números de agressões sofridas por esses profissionais durante as viagens sem que as empresas tomem algum tipo de providência; mas, infelizmente, não temos como controlar a presença de pessoas indesejáveis em um movimento de reivindicação e pacífico.
Em janeiro, três motoristas foram assassinados em serviço no Rio. Para Sebastião José, apenas a colocação de câmeras nos veículos não é suficiente para coibir os criminosos. Ele afirma que é preciso uma maior participação das forças de segurança, promovendo, por exemplo, blitz no interior dos veículos para coibir assaltos.
— Infelizmente, é comum motoristas e cobradores serem hostilizados por passageiros por não aceitarem parar fora do ponto, ou por demorarem seguir viagem quando estão trabalhando também como cobrador, caracterizando uma dupla função, prática comum entre a maioria das empresas e que vem sendo combatida pelo sindicato. Queremos apenas resguardar a integridade física desses chefes de família.















