Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Protestos no 1º dia da Copa têm ao menos 13 detidos e 8 feridos no Rio

Houve confusão em atos no centro e em Copacabana; PM usou bombas de efeito moral

Rio de Janeiro|Do R7

Manifestantes protestaram na quinta-feira (12) perto da festa da Fifa na praia de Copacabana, na zona sul do Rio
Manifestantes protestaram na quinta-feira (12) perto da festa da Fifa na praia de Copacabana, na zona sul do Rio

Ao menos 13 pessoas foram detidas durante protestos contra a Copa do Mundo nesta sexta-feira (13), no centro e na zona sul do Rio. Segundo a Polícia Civil, as principais ocorrências foram registradas por desacato, lesão corporal, resistência e roubo. Os confrontos entre PMs e manifestantes deixaram feridos.

De acordo com balanço divulgado pela Polícia Civil, na delegacia de São Cristóvão (17ª DP), na zona norte, duas pessoas foram autuadas por lesão corporal e uma por tentativa de dano ao patrimônio, em Copacabana, na zona sul. Eles assinaram termo circunstanciado e foram liberados. Um menor foi detido, na avenida Atlântida, na zona sul, com um sacarrolha. Os responsáveis compareceram à delegacia e assinaram termo circunstanciado. 

Na 21ª DP, em Bonsucesso, na zona norte, duas pessoas foram autuadas por desacato, na Avenida Mém de Sá, no Centro. Outro manifestante foi detido, na Lapa, região central, e autuado por desacato e resistência.

Na unidade policial da Tijuca (19ª DP), na zona norte, Leandro dos Santos Ferreira foi preso em flagrante por porte ilegal de artefato explosivo e Leandro Afonso Ferreira de Oliveira foi preso em flagrante pelos crimes de desacato, desobediência, resistência e porte de artefato explosivo. Eles estavam com mochilas com material explosivo, encaminhado à perícia para análise.


Duas pessoas foram detidas e autuadas por desacato, na delegacia da Penha (22ª DP). Outras duas foram autuadas por crime de arremesso ou colocação perigosa. Uma por arremessar um coco em um policial militar e outra por colocar fogo em lixo. Elas assinaram termo circunstanciado e foram liberados. 

Segundo a Polícia Militar, mais de mil pessoas se reuniram nos dois protestos. O primeiro foi iniciado no fim da manhã de quinta (12), na avenida Presidente Vargas, que chegou a ser interditada. Depois disso, os manifestantes seguiram em caminhada pela avenida Rio Branco e se concentraram na Cinelândia.


Participaram da manifestação movimentos sociais e categorias de trabalhadores, como os professores das redes estadual e municipal de ensino, em greve há um mês por melhores condições de trabalho.

Um grupo que se dispersou para a região da Lapa entrou em confronto com policiais militares. Os policiais usaram spray de pimenta e bombas de efeito moral. Além dos manifestantes detidos, houve registro de feridos. 


Mais tarde, por volta das 16h, um grupo de manifestantes fez passeata por Copacabana, na zona sul do Rio, e chegou até o telão montado pela Fifa na praia. Os integrantes do movimento, quase todos de preto, passaram pela área da festa fazendo coros contra a Copa do Mundo no Brasil, enquanto mais de 20 mil torcedores assistiam ao jogo entre Brasil e Croácia.

Policiais militares fizeram um cordão de isolamento na região para evitar confusão entre manifestantes e torcedores. Mesmo assim, o clima foi de tensão. Antes de o jogo acabar, o grupo seguiu para o Forte de Copacabana, cercado por um grande número de policiais.

Novamente, houve confusão entre os manifestantes e a polícia, que usou bombas de efeito moral e spray de pimenta. Dois policiais militares e quatro ativistas ficaram feridos. Durante o tumulto, o estúdio de uma TV inglesa foi apedrejado. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.