Chefe do tráfico de drogas do Complexo da Maré, ‘Cria’ é morto em operação da Polícia Civil
Edmilson Marques de Oliveira também era apontado como um dos membros da cúpula do TCP (Terceiro Comando Puro)
Record Notícias Rio|Do R7

O traficante Edmilson Marques de Oliveira, o “Cria”, foi morto durante uma operação emergencial da Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (26), no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro.
Ele era apontado pelos investigadores como um dos chefes do tráfico de drogas do conjunto de favelas e uma lideranças do TCP (Terceiro Comando Puro).
Cria ocupava uma posição de “dono” do território e estaria acima até mesmo do traficante Thiago da Silva Folly, o “TH da Maré”, morto em maio deste ano pelo Bope (Batalhão de Operações Especiais).
A Polícia Civil disse ter identificado uma movimentação atípica de criminosos no conjunto de favelas durante a manhã desta sexta (26). Segundo informações de inteligência, a quadrilha se reuniu para atacar uma comunidade explorada por uma facção rival.
Os agentes iniciaram a operação nas localidades da Vila do João e Vila dos Pinheiros pouco antes das 9h. A ação contou com o apoio de um helicóptero e ao menos dois veículos blindados.
Devido à intensa troca de tiros, a linha Amarela foi interditada duas vezes na altura da Vila do João e da linha Vermelha, por volta das 9h. Segundo a Lamsa, concessionária que administra a via, o tráfego já foi normalizado.
Já na linha Vermelha, vídeos mostram o momento em que motoristas e passageiros precisaram se abrigar dos disparos.
Nas redes sociais, o COR (Centro de Operações e Resiliência Rio) alertou sobre o risco de novas interdições nas duas vias expressas.
Duas unidades de saúde suspenderam as atividades. Escolas da região seguem em funcionamento.
Transporte público afetado
O RioÔnibus (Sindicato das Empresas do Município) informou que 38 linhas foram impactadas pelo confronto. A circulação foi normalizada com a reabertura das vias.
