Reitoria diz que Uerj tem "condições mínimas" para inciar ano letivo de 2017
Pagamento de servidores e bolsistas foi concluído na sexta
Rio de Janeiro|Do R7
A reitoria da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) informou que a instituição já tem "condições mínimas" pra iniciar as aulas do semestre 2017.1 no próximo dia 21 de agosto. A informação foi divulgada em um comunicado emitido na sexta-feira (18). Segundo a nota, o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas se reuniu e, considerando as condições iniciais para retorno das aulas - pagamento de salários, bolsas e manutenção da prestação de serviços considerados indispensáveis ao funcionamento mínimo da universidade -, e avaliando que a maioria das pendências foram atendidas, as aulas podem ser retomadas.
Entretanto, a reitoria enfatizou que a situação da instituição ainda "não está normal", pois o décimo terceiro salário de 2016 e algumas modalidades de bolsas, incluindo Prociência e Proatec, além de pagamento de professores substitutos e das empresas contratadas não foram regularizados ainda. O restaurante universitário também não foi reaberto, segundo a Uerj.
Mesmo com essas pendências, a reitoria disse entender que é "crucial" o início das aulas em consideração aos estudantes e aos que buscam a Uerj pelo vestibular, e também "em respeito à nossa missão e ao nosso compromisso perante a sociedade fluminense".
Durante a semana, o Governo do Estado informou que o pagamento de R$ 60 milhões referentes às bolsas da Uerj, Uezo e Uenf, Hupe e Faper, correspondentes aos meses de maio, junho e julho seria concluído até ontem. Em nota, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social informou que as bolsas atrasadas foram pagas na sexta (18.08), normalizando o pagamento no Estado. Já as bolsas Proatec (Programa de Apoio Técnico) e Prociência (Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística) da Uerj serão pagas na próxima semana.
Na terça-feira (15), o Estado quitou os salários pendentes de maio, junho e julho para todos os servidores ativos, inativos e pensionistas que ainda não tinham recebido os vencimentos integrais. Os pagamentos começaram a ser realizados na segunda-feira (14). O valor total depositado nesta semana foi de R$ 1,9 bilhão.
De acordo com o contrato assinado no último dia 11 com o Bradesco, vencedor da licitação da gestão da folha de pagamento do funcionalismo, o banco teria cinco dias úteis para depositar R$ 1,3 bilhão referente à venda e, por solicitação do governo, a data foi antecipada.















