Represália à megaoperação: criminosos usam 102 ônibus como barricadas; número é 70% do total do ano inteiro
Entre o início de janeiro e 28 de outubro de 2025, 146 coletivos já haviam sido usados para bloquear vias da capital fluminense
Rio de Janeiro|Raphael Lacerda*, do R7

Subiu para 102 o número contabilizado de ônibus usados como barricadas por criminosos no Rio de Janeiro, na terça-feira (28), em represália à megaoperação contra o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte.
Para se ter uma ideia, o quantitativo representado quase 70% do total registrado neste ano: entre o início de janeiro e 27 de outubro de 2025, 146 coletivos foram usados para bloquear vias da capital fluminense.
Os dados foram divulgados pelo RioÔnibus, o sindicato das empresas do município. Ainda de acordo com a entidade, somente ontem, mais de 200 linhas foram impactadas pelos desdobramentos da ação policial.
As regiões mais afetadas foram Anchieta, Méier, autoestrada Grajaú - Jacarepaguá, avenida Brasil, linha Amarela, Cidade de Deus, Chapadão, Engenho da Rainha, Complexo do Alemão e Penha.
Ônibus usados como barricadas em 2025
- Janeiro: 8 ônibus
- Fevereiro: 7 ônibus
- Março: 25 ônibus
- Abril: 18 ônibus
- Maio: 3 ônibus
- Junho: 0 ônibus
- Julho: 22 ônibus
- Agosto: 22 ônibus
- Setembro: 27 ônibus
- Outubro: 117 ônibus
A prática de atravessar ônibus em resposta a operações policiais se tornou comum entre grupos criminosos durante a pandemia. O RioÔnibus passou a contabilizar as ações a partir de 2023.
*Sob supervisão de Bruna Oliveira
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
