Réveillon: Rio recebe mais de 800 mil turistas que devem injetar cerca de R$ 2,2 bi na economia carioca
Embora taxa de ocupação de hotéis seja menor, número de turistas aumentou na cidade
Rio de Janeiro|Do R7

Faltam pouco mais de 3 dias para a chegada de 2017 e turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo chegam ao Rio de Janeiro para curtir o Réveillon de Copacabana. Segundo a RioTur, a cidade deve receber 865 mil turistas, que deverão injetar cerca de R$ 2,2 bilhões na economia carioca.
Segundo levantamento realizado pela ABIH/RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seção RJ), a ocupação hoteleira em Copacabana e Leme está em torno de 86%. Ipanema e Leblon registram 83% - os números ainda devem crescer com as procuras de última hora. Na Barra, a ocupação dos hotéis cinco estrelas já supera 87% e a média do bairro está em torno de 79%. A média de quartos ocupados na cidade é de 78%.
A taxa de ocupação dos hotéis é menor que no mesmo período do ano passado, quando a lotação chegou a 98%. No entanto, o número de turistas na cidade não diminuiu. A diferença é que o número de quartos disponíveis aumentou desde a Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.
Grande parte dos turistas vem para a cidade atraídos pela famosa queima de fogos na praia de Copacabana, na zona sul. Contudo, a movimentação na economia ainda é pouco para equilibrar as finanças diante da crise que assola o Estado do Rio. Para o economista Alexandre Prado, há impacto na arrecadação, mas o valor está longe de resolver os problemas financeiros da administração pública.
— Isso gera um impacto na arrecadação da cidade e do Estado em forma de tributos, por exemplo. Agora está longe de resolver as finanças. Nós estamos falando de uma pequena arrecadação em cima dessa receita. Isso é estimado, mas também isso vai para os hotéis, que vão hospedar os turistas; os restaurantes e os serviços que serão utilizados pelos turistas que vão visitar a cidade.
Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas para a tradicional queima de fogos de Copacabana que acontecerá a partir de 11 balsas no mar. Neste ano, a principal atração do será O Grande Encontro entre Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, que celebram 20 anos. A noite da Virada também contará com shows dos cantores Leo Jaime e Alex Cohen. As baterias da Unidos da Tijuca e Mangueira encerram a festa.
Além grande festa em Copacabana, o Réveillon do Rio terá outros nove pontos de shows para comemorar a chegada de 2017. Segundo a Riotur, nove bairros cariocas terão atrações ao ar livre e com apresentações nos palcos que começam às 19h30: Barra da Tijuca, Madureira, Flamengo, Ilha do Governador, Ramos, Penha, Ilha de Paquetá, Sepetiba e Pedra de Guaratiba.
Veja a reportagem: