Réveillon: Rio terá show de drones e monitoramento da PM com câmeras de reconhecimento facial
Na festa mais famosa, em Copacabana, o espetáculo pirotécnico de 12 minutos será acompanhado de uma orquestra ao vivo
Rio de Janeiro|Do R7
A festa de Réveillon no Rio de Janeiro terá novidades tecnológicas a serviço do entretenimento e da segurança. As autoridades municipais e estaduais anunciaram detalhes do evento, nesta terça-feira (26), que incluem show de drones e monitoramento com câmeras de reconhecimento facial.
Na festa mais famosa, em Copacabana, na zona sul, dez balsas com fogos de artifício serão posicionadas no mar para o espetáculo pirotécnico de 12 minutos, acompanhado de uma orquestra ao vivo, durante a Virada.
Somente em Copacabana, serão dois palcos, com apresentação de diversos artistas: Luísa Sonza, Gloria Groove, Ludmilla e a campeã do Carnaval carioca, Imperatriz Leopoldinense.
Também haverá palco em festas em outros dez pontos da cidade: praia de Ramos, praia do Flamengo, Penha, parque Madureira, praia de Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Ilha do Governador e Ilha de Paquetá, além de praça Mauá e Bangu — locais inéditos na programação.
Segurança
Uma das maiores preocupações do público é com a segurança do evento. A Polícia Militar disse que vai usar em Copacabana, na zona sul, e na Barra, na zona oeste, a partir do dia 31, câmeras com reconhecimento facial e de placas de carros, que podem identificar criminosos procurados e veículos roubados.
As imagens geradas pelo videomonitoramento serão transmitidas em tempo real para a equipe de policiais militares do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle).
Em Copacabana, quase 3.000 mil PMs foram mobilizados para fazer a segurança — efetivo 11% maior do que o que atuou no evento anterior.
Haverá 30 pontos de bloqueio, sendo 15 pontos de revista do público e outros 15 com detectores de metais. O objetivo da ação é evitar a entrada da população com objetos cortantes.
Além disso, 61 plataformas de observação serão espalhadas pela orla, com canhão de luz, para ajudar no patrulhamento dos agentes.
Na véspera do Réveillon, a Seop (Secretaria de Ordem Pública) vai fazer a operação Tatuí, na tentativa de localizar materiais ilegais enterrados na areia.
Para o Ano-Novo, outra novidade é que haverá ponto de bloqueio e revista com detectores de metais no túnel Engenheiro Coelho Cintra, conhecido como túnel Velho, que liga Botafogo a Copacabana.
Trânsito em Copacabana
No dia 31 de dezembro, os bloqueios em Copacabana e no Leme começam a partir das 7h, com a interdição da pista da avenida Atlântica junto à orla, como ocorre nos fins de semanas e feriados. Às 16h, estará totalmente interditada nos dois sentidos.
Às 19h30, haverá o fechamento de todos os acessos ao bairro, com exceção de ônibus e táxis que só poderão ter acesso a Copacabana até 22h. O estacionamento estará proibido em toda a extensão da avenida Atlântica e nas suas vias de acesso e saída a partir das 18h de sexta-feira (30/12).
A partir das 5h, do dia 1º, os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos. No entanto, a avenida Atlântica, em ambas as pistas, continuará interditada. A partir das 10h, a pista das edificações da avenida Atlântica será aberta e funcionará com a mão invertida, como ocorre aos domingos e feriados.
Metrô
Para chegar a Copacabana, a principal recomendação é usar o metrô, especialmente a estação Siqueira Campos, que atende melhor ao grande fluxo de passageiros.
É importante lembrar que, a partir das 19h de 31 de dezembro, só terão acesso ao metrô os usuários que adquirirem o bilhete exclusivo do Réveillon.
Atualmente, os cartões estão à venda na estação Carioca, das 10h às 21h. O cartão de ida e volta custa R$ 13,80. Já os somente de ida ou de volta: R$ 6,90, o mesmo valor da tarifa unitária. (Veja aqui outras informações).