Rio de Janeiro Rio anuncia volta presencial facultativa às aulas no município

Rio anuncia volta presencial facultativa às aulas no município

Aulas na rede municipal estão previstas para começar no dia 8 de fevereiro, de modo remoto. Volta presencial ocorre no dia 24

  • Rio de Janeiro | Ana Beatriz Araújo, do R7*

O Rio anunciou a volta presencial facultativa às aulas no município a partir do dia 24 de fevereiro. O anúncio foi feito em coletiva realizada nesta quarta-feira (27) para apresentar o plano de contingência de retorno às escolas. 

Aulas remotas começam no dia 8 de fevereiro

Aulas remotas começam no dia 8 de fevereiro

Fernando Frazão/Agência Brasil

De acordo com o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, os alunos serão divididos em fases. Na fase 1, estão os estudantes da pré-escola, 1º e 2º ano. Após duas semanas, poderão retornar quem está no 3º ao 6º ano experimental e o 9º ano. Já na última fase, o 7º e o 8º ano, as classes especiais e a Educação de Jovens e Adultos.

No caso das Creches, os alunos serão divididos em dois grupos: os que têm a partir de 2 anos e que são filhos de profissionais da Saúde e da Educação poderão retornar na fase 2. O restante, somente na fase 3.

De acordo com Ferreirinha, o protocolo de volta às aulas será rigoroso para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Entre as medidas, estão: escalonamento de horário de entrada, saída e recreio dos alunos da rede municipal, uso obrigatório de máscara para crianças a partir de 3 anos, distanciamento social, refeições dentro das salas de aulas e instalação de bebedouros adaptados.

Além disso, o secretário afirmou que o espaço físico será adaptado, seguindo as medidas sanitárias. Máscaras de proteção, álcool em gel e termômetros também serão disponibilizados nas escolas.

No entanto, caso haja algum caso suspeito e confirmado dentro da sala de aula, o plano de contingência prevê que toda a turma seja isolada por 14 dias, passando para o ensino remoto. Se apenas o aluno ou professor tiverem contato com o vírus, somente eles ficarão em isolamento.

Se houver mais de um caso em turmas diferentes, o Comitê vai determinar o fechamento imediato da unidade escolar, conforme prevê o plano de contingência.

As aulas na rede municipal de ensino estão previstas para começar no dia 8 de fevereiro, de modo remoto, com aulas ao vivo e gravadas. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas