Rio: homem que furtou bicicleta de casal acusado de racismo é preso
Imagens de câmeras de segurança de rua do Leblon mostram ação de homem branco roubando bicicleta, no sábado (12)
Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*, com Fernanda Macedo, da Record TV Rio
A Polícia Civil, por meio de agentes da 14ª DP (Leblon), prendeu o homem que furtou a bicicleta elétrica de da jovem Mariana Spinelli no último sábado (12), no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. No dia do ocorrido, a mulher e o namorado, Tomás Oliveira, acusaram injustamente o instrutor de surfe Matheus Ribeiro, que estava perto do local com uma bicicleta semelhante.
Por meio de imagens obtidas por câmeras de segurança na área próxima a um shopping do bairro nobre, os agentes conseguiram identificar o criminoso. Segundo a polícia, Igor Martins Pinheiro, branco, de 22 anos, possui 28 anotações criminais, 14 delas por furto de bicicletas. No apartamento dele, em Botafogo, foi apreendida a bermuda que ele usava no momento do crime.
Depois do ocorrido, o jovem Matheus Ribeiro fez um registro de ocorrência contra o casal por injúria racial nesta mesma delegacia. Com a repercussão do caso, os dois foram demitidos de onde trabalhavam: Mariana era professora em uma escola de dança e Tomás era funcionário de uma papelaria.
“Sofremos isso todo dia”, desabafa jovem que denunciou racismo
O instrutor de surfe gravou o casal tentando justificar as falsas acusações de furto. Mesmo depois de Matheus mostrar a chave e fotos antigas com o objeto, o designer Tomás Oliveira só se conveceu que não havia sido ele após tentar, sem permissão, abrir o cadeado da bicicleta e não conseguir.
A polícia já ouviu o casal na delegacia e segue investigando o caso.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa