Rio: índices de violência na Maré supera dados de 2018, diz projeto
"De olho na Maré" mostra que no primeiro semestre do ano unidades escolares e de saúde tiveram que suspender atividades por 10 dias
Rio de Janeiro|Vinícius Andrade, do R7*
Um levantamento realizado pelo projeto De olho na Maré monitorou o impacto da violência nas 16 favelas do Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo os dados, as “dinâmicas de violência” (operações, mortes e confrontos) do primeiro semestre de 2019 superam os indicadores de todo o ano de 2018 na região.
Leia também: Rio: número de homicídios cai; mortes em confronto aumentam em 2019
A edição especial do “Boletim Direito à Segurança Pública na Maré”, destaca que nos primeiros seis meses deste ano, as unidades escolares e de saúde tiveram que suspender suas atividades por 10 dias, devido aos confrontos armados na região.
Na última quarta-feira (18), os estudantes da rede municipal de ensino se jogaram no chão de uma escola durante tiroteio em uma operação policial na Maré.
Leia também
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação esclareceu que as aulas não são suspensas em decorrência de confrontos armados:
“Pode ocorrer algum episódio da escola suspender momentaneamente a aula em função de algum conflito externo, mas não há uma paralisação do funcionamento escolar de uma forma geral”.
Ainda de acordo com levantamento do projeto, de janeiro a junho ocorreram 21 ações policiais e 15 mortes. Das operações, oito fizeram uso de helicópteros e acabaram com 14 mortes registradas.
Operação deixou 8 mortos em maio
No dia 6 de maio, aconteceu o maior números de mortes no complexo. Uma operação da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) deixou oito mortos na região - todos suspeitos de terem ligação com o tráfico, segundo a polícia.
A polícia afirmou em nota que "todos os protocolos para a realização da operação foram tomados. O Centro de Comunicações e Operações Policiais da Polícia Civil foi acionado e todos os órgãos necessários comunicados".
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa