Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Rio: MPF abre investigação após traficante ser solto com alvará falso

Condenado a 27 anos de prisão, João Filipe Barbieri deixou penitenciária de Bangu, na zona oeste, em novembro de 2020

Rio de Janeiro|Mariene Lino, do R7*

O MPF (Ministério Público Federal), por meio do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, instaurou na quinta-feira (11) um inquérito para apurar a saída do traficante João Filipe Barbieri da penitenciária de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, após a defesa apresentar um alvará de soltura falso. O homem é enteado de Frederik Barbieri, conhecido como 'Senhor das Armas', preso nos Estados Unidos por tráfico internacional de armas.

Câmeras flagraram saída de traficante
Câmeras flagraram saída de traficante

De acordo com o MPF, em caráter de urgência, foram expedidos ofícios à Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) para que a secretaria envie todas as informações relativas ao caso, o que inclui o documento falso. O desembargador Marcelo Granado, relator do processo de Barbieri na Justiça Federal, também foi notificado.

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que o criminoso deixou a prisão em novembro do ano passado. Ele foi condenado a 27 anos de prisão por tráfico internacional de armas e associação ao tráfico de drogas e cumpriu apenas três anos da pena.

O suposto documento teria sido expedido pela 8ª Vara Federal Criminal, mas a Justiça Federal afirmou que o alvará é falso, pois não foi emitida qualquer decisão favorável ao condenado. 


Além de Barbieri, um outro preso também conseguiu sair da penitenciária apresentando um suposto alvará de soltura.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.