Rio: Primeiro dia de interdições nas praias é marcado por fiscalização
Controle de acesso dos banhistas é feito em toda a orla para evitar que as pessoas desrespeitem decreto
Rio de Janeiro|Raíza Chaves, do R7*
Após decreto da Prefeitura do Rio, as praias amanheceram com a fiscalização da Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública) com apoio da Guarda Municipal na manhã deste sábado (20).
O controle de acesso dos banhistas é feito em toda a orla para evitar que as pessoas desrespeitem o decreto das medidas restritivas no combate à covid-19.
Apesar da proibição, alguns banhistas resistiram às medidas, mesmo a pedido da fiscalização. A equipe da Record TV flagrou pessoas tirando a máscara, após a abordagem na praia do Recreio, na zona oeste. Além disso, alguns surfistas desrespeitaram as medidas e entraram no mar.
Agentes percorrem a orla para cumprir o decreto da prefeitura. De acordo com a decisão, está proibida a permanência de pessoas na areia das praias da cidade. A prática esportiva na faixa de areia e o banho de mar também estão proibidos.
A decisão foi anunciada na sexta-feira (19) e engrossa a lista de restrições publicada pela prefeitura na semana passada. Como justificativa, a prefeitura se baseia no "princípio da precaução e a necessidade de conter a disseminação da covid-19, de garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde e de preservar a saúde pública".
O decreto do prefeito Eduardo Paes foi publicado no Diário Oficial do Município na sexta-feira (19) e passou a valer à meia-noite, deste sábado (20). O fim dessas restrições será na segunda-feira (22).
*Sob supervisão de PH Rosa