Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio prorroga medidas restritivas vigentes até 9 de agosto

Cidade já imunizou 90% da população idosa com duas doses; 70% dos adultos cariocas já tomaram primeira dose ou dose única

Rio de Janeiro|Rafael Nascimento, do R7*

Márcio Garcia e Daniel Soranz em coletiva
Márcio Garcia e Daniel Soranz em coletiva Márcio Garcia e Daniel Soranz em coletiva

A cidade do Rio de Janeiro vai manter as medidas restritivas contra covid-19 vigentes até o dia 9 de agosto. O anúncio foi feito durante o 29º Boletim Epidemiológico, nesta sexta-feira (23).

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Sonraz, e o superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, comandaram o informe. Prefeito Eduardo Paes não estava presente.

Foi anunciado ainda que 90% dos idosos da capital fluminense já completaram o esquema vacinal, ou seja, já se imunizaram com duas doses. 70% dos adultos cariocas estão vacinados com a 1ª dose ou dose única e mais de cinco milhões de doses já foram aplicadas ao todo na cidade do Rio.

Em 2021, já foram registrados mais de 174 mil caso, sendo mais de 30 mil graves e mais de 10 mil mortos.

Publicidade
Panorama da vacinação na capital fluminense
Panorama da vacinação na capital fluminense Panorama da vacinação na capital fluminense

Soranz comentou sobre a respescagem da imunização da faixa etária de 35 anos ou mais, por conta da baixa procura deste grupo, que começou na última quinta-feira (22) e que vai até o próximo sábado (24).

"Muitas pessoas estão deixando pra se vacinar no dia da repescagem, e isso atrapalha muito a campanha e a logística da imunização. Evitem escolher a vacina", orientou.

Publicidade

Garcia aconselhou ainda empresas a adotorarem estratégias para que seus funcionários possam se imunizar nas datas referentes às idades.

"Estamos incentivando que as empresas sejam parceiras na vacinação e que adotem estratégias como ampliar o horário de almoço ou até mesmo dar preferência ao trabalho remoto no dia da vacinação", disse.

Publicidade

Complexo da Maré

A secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), vai imunizar, entre os dias 29 e 31 de julho, no Complexo da Maré, na zona norte do Rio, pessoas com 18 anos ou mais, que estejam cadastradas nas unidades de Saúde da região. A expectativa é completar a imunização deste grupo.

29/07 - 25 a 33 anos

30/07 - 18 a 24 anos

31/07 - 18 ou mais (repescagem)

A imunização vai acontecer em Clínicas da Família, centros municipais de Saúde, associações de moradores, escolas do território e na Vila Olímpica, entre 08h e 17h.

PaqueTá Vacinada

No dia 25/07 está prevista a vacinação dos adolescente de 12 a 17 anos, com o imunizante da Pfizer, na Ilha de Paquetá, no nordeste da Baía de Guanabara. No dia 15/08 será aplicada a segunda dose de todos residentes vacinados, incluindo os adolescentes.

Variante Delta

O secretário de Saúde, Danile Soranz, aproveitou ainda para comentar sobre a variante Delta na cidade, que já deixou quatro mortos.

"Já esperamos que variante Delta vá se tornar predominante na capital fluminense e até mesmo no Estado. Mesmo sendo mais transmíssivel, há hipótese que seja uma variante que cause menos casos graves e menos letais. Por isso a importância de se imunizar", concluiu.

*Estagiário do R7 sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.