Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Rio se aquece para Jogos de 2016 com exposição no centro sobre história olímpica

Acervo com peças raras do COB e do COI compõem mostra no Museu Histórico Nacional

Rio de Janeiro|Do R7

Medalhas de todas as edições dos Jogos estão na exposição, que também tem atrações interativas, como os mascotes
Medalhas de todas as edições dos Jogos estão na exposição, que também tem atrações interativas, como os mascotes

A três anos das Olimpíadas do Rio, os interessados em entrar no clima dos Jogos podem visitar o Museu Histórico Nacional, no centro do Rio, onde está montada a exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”. A mostra, organizada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), ficará em cartaz desta sexta-feira (13) até o dia 1° de dezembro.

O público tem acesso a um acervo com peças raras do COB e do COI (Comitê Olímpico Internacional), como uma cópia do discurso do Barão de Coubertin de 1892 com a proposta de recriação da competição olímpica. Medalhas, tochas e mascotes de todas as edições compõem a exposição, que também oferece aos visitantes uma simulação de salto em distância.

Convidados e autoridades participaram da inauguração da mostra na noite de quinta-feira (12). O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, disse que a confederação tem a responsabilidade de contribuir para a “educação olímpica” do povo brasileiro, o que, segundo ele, vai além de ensinar as regras de todos os esportes.

— Com essa exposição estamos mostrando para a população a importância que os Jogos têm para a humanidade, para o respeito entre as nações. É um passeio histórico, lendas do esporte. Os jovens devem aproveitar, escolas devem visitar.


O diretor de aquisições da Rede Record, Hiran Silveira, esteve na cerimônia e comentou sobre a parceria com o COB.

— A Rede Record é detentora dos direitos sobre os Jogos no Brasil e é parceira do COB para 2016 e nesta exposição, que nós consideramos fundamental para aprofundar o conhecimento do povo brasileiro sobre as Olimpíadas. Nós temos uma série de eventos pela frente. Em 2014, nós vamos transmitir os Jogos de Inverno, em 2015 o Pan do Canadá e em 2016 os Jogos Olímpicos do Rio.


Depois de ser montada em São Paulo, onde permaneceu entre abril e junho, a mostra chegou ao Rio com itens curiosos, como a sapatilha e as medalhas do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva — bicampeão em Helsinque (1952) e Melbourne (1956) — e o uniforme do tenista Roger Federer, campeão em Pequim (2008).

Na parte interativa da exposição, o público pode segurar a tocha dos Jogos de Londres de 2012 e tirar fotos com a mascote Mischa, que emocionou o público em Moscou, 1980, ao chorar na cerimônia de encerramento. Também há uma sala de cinema, onde são exibidos filmes do acervo do COI. Os visitantes percorrem nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil.


Serviço

Endereço do Museu Histórico Nacional: Praça Marechal Âncora S/Nº, Centro - Rio de Janeiro (Próximo à Praça XV)

Data: Entre 13 de setembro e 1º de dezembro de 2013

Horário de visitação: De 3ª a 6ª Feira - das 10h às 17:30h / Sábados, Domingos e Feriados - das 14h às 18h / 2ª Feira - Fechado

Ingressos: gratuito aos domingos e R$ 8 nos demais dias

Assista ao vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.