Rio suspende aplicação de primeira dose de vacina contra covid-19
Secretaria Municipal de Saúde disse que aguarda distribuição de novo lote do Ministério da Saúde; segunda dose está mantida
Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*
O Rio de Janeiro anunciou, nesta sexta-feira (23), que a aplicação da primeira dose de vacinas contra a covid-19 será suspensa temporariamente no município.
O motivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é a garantia de estoque para a segunda dose de imunização, já que todas as vacinas destinadas à primeira dose já foram aplicadas.
A pasta afirma que a vacinação será retomada quando o Ministério da Saúde enviar uma nova remessa. A imunização está mantida para as pessoas que possuem datas programadas para a segunda dose.
Na manhã desta sexta, o prefeito Eduardo Paes afirmou, via rede social, que o Rio não havia sido informado sobre quando uma nova remessa de vacinas seria enviada pelo Ministério da Saúde, que recebeu 7,5 milhões de doses nesta semana.
Por telefone, a assessoria do Ministério da Saúde informou que novos lotes de vacinas são esperados para chegarem ao país neste fim de semana, com o aporte de mais de 2 milhões de doses da Pfizer no domingo (23). Ainda de acordo com o Ministério, apenas depois que todas as remessas chegarem, será feita a reunião entre os governos Federal, Estaduais e Municipais para estabelecer a logística de distribuição das vacinas.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira