Rio terá fogos em Copacabana e em mais nove pontos no Réveillon
Prefeito Eduardo Paes voltou atrás após anunciar o cancelamento da programação de Ano-Novo
Rio de Janeiro|Do R7
Nesta quinta-feira (9), cinco dias após anunciar o cancelamento da programação do Réveillon, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou que a cidade terá a tradicional queima de fogos em Copacabana, na zona sul, e em mais nove pontos na virada do ano.
O evento vai ocorrer também nos seguintes locais: praia de Sepetiba, Recreio, Barra da Tijuca e Bangu, na zona oeste; parque Madureira, igreja da Penha, Piscinão de Ramos e Ilha do Governador, na zona norte; e Flamengo, na zona sul.
De acordo com a prefeitura, a distribuição dos espetáculos de fogos de artifício entre diferentes locais tem como objetivo evitar deslocamentos e aglomerações em meio à pandemia.
Apesar disso, o prefeito disse acreditar que as grandes concentrações de pessoas vão ocorrer.
“Vai ter aglomeração, podem preparar a foto. Não está proibido. A praia é um lugar aberto, a possibilidade de transmissão é muito menor. Eu acho que vai ter muita gente, tomara que tenha. Não vejo problema, desde que não tenha aglomerações de shows.”
O prefeito disse também que a decisão de cancelar as apresentações na orla teve como base uma recomendação do Comitê Científico do Governo do Estado, e que o comitê da prefeitura havia liberado a realização do Réveillon de forma tradicional.
Ao manifestar sua opinião, Paes se referiu a certas atitudes como “hipocrisia”.
“Temos a cidade altamente vacinada, e que foi a primeira a instituir passaporte de vacinação. Não me peça para justificar incoerência. Não entendo por que não pode ter show na praia e pode Maracanã lotado, casa de shows funcionando.”
Paes deixou ainda um recado aos turistas que queiram passar o Réveillon no Rio: “Visitantes que não se vacinaram não são bem-vindos, a menos que queiram se vacinar aqui”.
O prefeito aproveitou para anunciar que na noite de Ano-Novo haverá vacinação contra a Covid-19 em Copacabana, e informou que mais detalhes serão comunicados nas próximas semanas.
Programação
Em Copacabana, a prefeitura vai distribuir pela orla 25 torres de som com música. No dia 31, os acessos ao bairro vão estar bloqueados a partir das 19h. A partir das 20h, as linhas que passam por Copacabana seguirão somente até Botafogo, Lagoa e Ipanema. Já moradores, trabalhadores e hóspedes terão o horário estendido até as 22h.
As linhas de ônibus vão funcionar com frota normal. Não haverá, como nos anos anteriores, horário especial de funcionamento do metrô. Além disso, a partir das 19h do dia 30, estará proibida a entrada de ônibus fretados na cidade.
Paes repensou a decisão de cancelar o evento após reunião com o governador Cláudio Castro. Os dois decidiram levar aos comitês científicos estadual e municipal que analisam a situação epidemiológica a proposta de realizar somente a queima de fogos, sem a apresentação de shows.