Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rivaldo Barbosa toma posse como chefe da Polícia Civil do RJ

Delegado que está há 16 anos na Polícia Civil defendeu, durante a cerimônia, união entre instituições e combate à corrupção

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Secretário de Segurança assina posse de Rivaldo Barbosa
Secretário de Segurança assina posse de Rivaldo Barbosa Secretário de Segurança assina posse de Rivaldo Barbosa

O novo chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Rivaldo Barbosa, foi empossado na manhã desta terça-feira (13) em uma cerimônia na Cidade da Polícia, na zona norte da capital. Escolhido pelo secretário estadual de Segurança Pública, general Richard Nunes, Rivaldo assumiu defendendo a união entre as instituições, a adoção de medidas estruturantes e o combate à corrupção.

— Minha primeira proposta a todos é que busquemos a união dos homens de bem e a integração das instituições, sem protagonismos individuais, na luta coletiva por dias melhores para o estado. O momento exige que possíveis discordâncias fiquem para trás.

Barbosa defendeu que a Polícia Civil receba mais recursos e enumerou ações que considera estruturantes para a corporação, como o encaminhamento da Lei Orgânica da Polícia Civil, a recomposição dos quadros por meio de concursos públicos regulares, o aparelhamento da polícia técnica e o aprimoramento da Academia de Polícia.

Outra prioridade apontada pelo delegado é o aperfeiçoamento da inteligência, com enfoque especial na área financeira, para fortalecer o combate à corrupção.

Publicidade

— Combater a corrupção é uma das prioridades —, destacou.

O secretário de Segurança Pública, general Richard Nunes, reafirmaou que a intervenção é uma janela de oportunidade para as instituições e disse que um de seus maiores objetivos é que elas saiam fortalecidas.

Publicidade

— As demandas são enormes e não se resolve isso a curto prazo, mas encaminhar é fundamental —, disse, acenando positivamente às medidas defendidas pelo novo chefe da Polícia Civil, como a implementação da lei orgânica da corporação e o combate à corrupção, que classificou como raiz de problemas enfrentados pelo estado.

A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais como o procurador-geral do Ministério Público do Estado Rio de Janeiro, Eduardo Gussem; do defensor Público-Geral do estado André Castro, e do comandante da Polícia Militar, Luis Claudio Laviano.

Rivaldo Barbosa está na Polícia Civil desde 2002 e dirigia a Divisão de Homicídios. O delegado também já chefiou a Coordenadoria de Informação e Inteligência Policiais (Cinpol), a Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (Polinter), além de já ter ocupado o cargo de titular da Subsecretaria de Inteligência na Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.