Rio de Janeiro RJ: 42% dos presos liberados para o Natal não voltaram para presídios

RJ: 42% dos presos liberados para o Natal não voltaram para presídios

Prazo para o retorno terminou no dia 30 de dezembro, segundo a Seap; Justiça afirma que ainda não foi informada sobre evasões

  • Rio de Janeiro | Victor Tozo, do R7*

Mais de 500 presos não voltaram após saída de Natal

Mais de 500 presos não voltaram após saída de Natal

Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) do Rio de Janeiro informou, nesta terça-feira (4), que 522 dos 1.240 internos que estavam em regime semiaberto e receberam da Justiça o benefício de saída temporária para o Natal ainda não retornaram para as unidades prisionais.

O prazo de retorno após o feriado terminou às 22h do dia 30 de dezembro, segundo a pasta. A Seap afirmou que policiais penais da Divisão de Busca e Recaptura atuam para recuperar os presos que se evadiram, com o apoio das polícias Civil e Militar.

A secretaria pediu, ainda, que a população forneça quaisquer informações sobre os presos ao disque-denúncia, por meio do telefone (21) 2253-1177.

A Seap afirmou que as evasões já foram notificadas à Justiça, para que sejam adotadas as medidas cabíveis. No entanto, o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) alega não ter sido formalmente comunicado pela pasta sobre o não retorno dos presos.

Além disso, a Justiça ressaltou que os processos são analisados por uma equipe de juízes da Vara de Execuções Penais e que a concessão da saída para o Natal está atrelada a critérios como o bom comportamento carcerário, notificado pela Seap.

Por fim, o TJ afirmou que o juiz Marcello Rubioli determinou que a secretaria encaminhe imediatamente a relação dos presos evadidos, para a análise da situação de cada um e autorização da regressão cautelar ao regime fechado.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas