RJ: ação tenta desarticular quadrilha de roubo de combustíveis em Caxias
Grupo seria responsável pela morte do pré-candidato a vereador Berem do Pilar, em julho de 2016. Organização financiaria campanhas políticas na cidade
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
A Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira (12) uma operação para cumprir 22 mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha suspeita de roubo de combustíveis, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O grupo também seria responsável pela morte do pré-candidato a vereador Berem do Pilar, em julho de 2016.
MP-RJ afirma que obra do metrô da Gávea precisa ser retomada
De acordo com as investigações da DHBF (Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense), o grupo usa parte do dinheiro conquistado a partir da extração ilegal de combustíveis para financiar campanhas políticas, o que teria levado agentes públicos de Duque de Caxias a entrarem no esquema.
Leia também
Durante o cumprimento dos mandados, com apoio do Gaeco/MP-RJ (Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeir), a Polícia Civil encontrou quatro fuzis e uma pistola na casa de um vereador da cidade.
A organização criminosa fura oleodutos da Transpetro (Petrobras Transportadora) e extrai o combustível para caminhões tanque. Em abril deste ano, um furto em um dos dutos de Duque de Caxias provocou um vazamento que causou a morte de uma menina de 9 anos, que caiu em uma poça de gasolina tipo A - altamente corrosiva.
O furto de combustíveis teria motivado uma série de homicídios em Duque de Caxias. A cidade é sede da Reduc (Refinaria Duque de Caxias), da Petrobras, uma das maiores refinarias do país.
Assista: Pré-candidato a vereador é executado na porta de casa em Duque de Caxias (RJ)
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa