Rio de Janeiro RJ: apontado como responsável por guerra entre milícias é preso 

RJ: apontado como responsável por guerra entre milícias é preso 

Polícia acredita que miliciano tenha comandado diversos ataques na Baixada Fluminense e zona oeste do Rio nos últimos meses

  • Rio de Janeiro | Do R7, com Record TV Rio

Jairo foi preso em Seropédica, no RJ

Jairo foi preso em Seropédica, no RJ

Reprodução/Record TV Rio

A Polícia Civil prendeu o miliciano Jairo Batista Freire na madrugada desta segunda-feira (3) em sua casa, em Seropédica, Baixada Fluminense. Segundo as investigações, ele é o homem de confiança de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, irmão de Ecko.

O preso é apontado como responsável por diversos confrontos nos últimos meses em cidades da Baixada Fluminense e bairros da zona oeste do Rio. De acordo com a polícia, Jairo aparece em vídeos que circularam nas redes sociais.

As imagens mostram homens com roupas táticas e armamento pesado festejando o ataque a um grupo rival. Na ocasião, o miliciano usava um relógio que foi encontrado com ele na casa onde foi detido. 

"Bonde do Zinho" gravou comemoração após ataque a grupo de Tandera

"Bonde do Zinho" gravou comemoração após ataque a grupo de Tandera

Reprodução/Record TV Rio

O controle dessa região está sendo disputado desde a morte de Wellington da Silva Braga, o Ecko, em junho de 2021. Zinho disputa os territórios com o antigo aliado Danilo Dias Lima, conhecido como Tandera, o miliciano mais procurado do Rio de Janeiro

Prisões recentes

No dia 22 de dezembro, um olheiro de Zinho foi preso. O miliciano Diego de Lima da Silva monitorava ações da polícia em pelo menos seis comunidades entre Santa Cruz e Campo Grande. 

Também na zona oeste, o miliciano conhecido como Macarrão foi preso em 31 de dezembro último. Fernando Costa Júnior, de 47 anos, seria segurança de Sérgio Lucindo da Silva Júnior, o PQD, detido em uma operação em novembro.

A incursão policial, realizada por uma força-tarefa de combate às milícias, prendeu pelo menos 22 homens no dia 23 de novembro

Últimas