RJ: ONG denuncia casos de abuso policial em operação na Maré
Moradores afirmam que militares entraram em suas casas sem mandado e aprenderam celulares, além de realizar revistas ilegais e fazer ameaças
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
A ONG (Organização Não Governamental) Redes da Maré recebeu denúncias de moradores do complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, que relatam violência policial durante operação, na última segunda-feira (10).
Polícia prende suspeito em carro com quatro corpos no Rio
Segundo denúncia dos moradores ao Maré de Direitos, grupo destinado à assistência sociojurídica em casos de violência policial durante operações, militares entraram em casas sem mandado judicial e apreenderam e apagaram arquivos de celulares.
De acordo com a ONG, alguns moradores foram vítimas de violência psicológica. “Você sabe que a gente não leva ninguém preso. Se tiver que tirar, a gente tira em um lençol”, contou um dos denunciantes ao Maré de Direitos.
Leia também
Uma jovem grávida e uma idosa buscaram abrigo na sede da Redes da Maré após ter a casa invadida por policiais, segundo relatos. A gestante passou mal e precisou de atendimento médico na emergência de uma unidade hospitalar da região.
Duas jovens também denunciaram casos de ilegalidade na ação dos policiais. Elas teriam sido obrigadas a ficar apenas com suas roupas íntimas para a revista feita por militares homens, o que é proibido por lei - o procedimento correto é a verificação ser feito por policiais do mesmo sexo do revistado.
Celular do tamanho de tampa de caneta é apreendido em presídio no Rio
A ação, que contou com militares de diversos batalhões, recuperou 24 carros, seis patinetes elétricos e artigos militares, como coletes balísticos e granada, além de drogas.
Em nota, a Polícia Militar informou que não compactua com qualquer tipo de desvio de conduta e ressaltou que disponibiliza canais para receber denúncias durante operações (leia abaixo a nota na íntegra).
“A Secretaria de Estado de Polícia Militar, através do Comando de Operações Especiais (COE), realiza operação no Complexo da Maré nesta segunda-feira (10/06). Equipes policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) atuaram na região. Na ação, vinte e quatro carros e seis patinetes elétricos foram recuperados, além da apreensão de três rádios transmissores, dois coletes balísticos, uma granada, 200 pinos de cocaína e 50 tabletes de maconha.
Ressaltamos que, como tem demonstrado ao longo de sua história, a corporação não coaduna e pune com o máximo rigor qualquer desvio de conduta em seus quadros, conduzindo os processos apuratórios com base na legislação vigente.
Vale ressaltar que a Corregedoria da Polícia Militar disponibiliza canais para receber denúncias de ações ilícitas envolvendo policiais militares, garantindo o anonimato do denunciante. As denúncias podem ser encaminhadas pelo WhatsApp através do número (21) 97598-4593; pelo telefone (21) 2725-9098 ou ainda pelo e-mail denuncia@cintpm.rj.gov.br.”
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa