Rio de Janeiro RJ registra queda de 25% em homicídios dolosos no mês de abril

RJ registra queda de 25% em homicídios dolosos no mês de abril

Segundo dados do ISP, mortes por intervenção de agentes do Estado subiram 23%; roubos de carga e latrocínio também registraram queda

queda homicídios

Homicídios dolosos diminuíram no RJ em abril

Homicídios dolosos diminuíram no RJ em abril

Fabíola Perez/R7

O número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) caiu cerca de 25% no mês de abril, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública). De acordo com o órgão, foram 593 casos registrados em abril de 2018 e 492 no este ano, sendo o menor número nos últimos quatro anos.

Rio: PM prende dois suspeitos de assaltar loja de departamentos

Já o crime de latrocínio (roubo seguido de morte), houve uma queda de apenas 3 mortes, comparado com abril de 2018. Na comparação trimestral, houve uma queda de 45%, segundo o ISP.

Em contraponto, houve um aumento de 23% nas mortes por intervenção de agentes do Estado em abril. Entretanto, o ISP diz que o índice vem caindo mês a mês em 2019. Foram 160 mortes em janeiro, 145 em fevereiro, 129 em março e 124 em abril.

Apreensão de armas

Até o dia 31 de abril, as polícias Civil e Militar apreenderam 2.904 armas de fogo no Rio de Janeiro, contabilizando uma média de 24 armas por dia.

Os roubos de cargas apresentaram queda de 25% e de veículo caíram 19%. Já os índices de roubos de rua se mantiveram estáveis com relação a abril de 2018, mas diminuíram na comparação com março deste ano.