RJ: suspeito de liderar milícia é preso em casa de luxo na zona oeste
Conhecido como Panelada, homem era procurado pela polícia desde junho. Investigações apontam que ele comanda grupos paramilitares no Recreio
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
A Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira (27) um homem suspeito de envolvimento com milícias, em uma casa de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
Justiça condena dono de restaurante que explodiu no centro do Rio
Conhecido como Panelada, o preso é apontada como líder de um grupo paramilitar que atua nas comunidades Beira Rio, Novo Rio e Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, também na zona oeste.
Leia também
O grupo paramilitar que o suspeito preso comanda possuiria, ainda, ligações com a quadrilha que atua em Rio das Pedras, de acordo com as investigações da Polícia Civil.
Panelada e seu grupo seriam conhecidos entre os moradores por torturar com pedaços de madeiras seus opositores e pessoas que cometessem crimes nas comunidades dominadas pelo grupo paramilitar.
Além das agressões, as investigações identificaram a comercialização de sinal de TV a cabo de forma ilegal, conhecido popularmente como gatonet, e extorsões semanais sobre comerciantes, mototaxistas e moradores, incluindo uma taxa de R$ 1 mil por novo andar construído nos prédios da comunidade.
O suspeito estava foragido da Justiça desde junho com mandados de prisão por cinco crimes: crime de tortura, extorsão com emprego de arma de fogo, formação de quadrilha, porte de arma e roubo qualificado.
Justiça ordena que filhos de Flordelis fiquem em presídios diferentes
Miliciano preso no Ceará
Assim como Panelada, um suspeito de envolvimento com a milícia do Rio das Pedras foi preso na última quinta-feira (26) pela Polícia Civil do Ceará, no município de Coreaú.
Chamado de Pirata, o suspeito estava escondido na casa de sua mãe há cerca de três semanas, de acordo com a Polícia Civil do Ceará. O preso é um dos homens denunciados pela operação Intocáveis, do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro).
Em nota, a Polícia Civil informou que Pirata é apontado como um dos executores da milícia de Rio das Pedras.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa