Vinte e duas pessoas foram presas em flagrante no segundo turno das eleições no Rio
Tomaz Silva/Agência BrasilO Rio de Janeiro teve ao menos 22 prisões em flagrante durante o segundo turno das eleições, neste domingo (30), de acordo com informações do presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio), Elton Leme.
Segundo o balanço, divulgado às 18h30, ao menos 42 ocorrências foram registradas pelas polícias Federal e Militar, sendo que a maior parte envolveu tumulto em sessão eleitoral e violação do sigilo de voto.
"Tivemos um aumento de número considerável de condutas que exigiram as prisões em flagrante. Um aspecto interessante é que boca de urna foi o evento mais incidente no primeiro turno, tivemos apenas duas [no segundo turno]. Isso era fácil de constatar andando nas ruas, por exemplo aquele derramamento de santinhos, não verificamos", afirmou o presidente do TRE-RJ.
Um dos casos citados pelo desembargador Elton Leme foi um servidor que, após encerrar o trabalho, revelou o seu voto nas redes sociais. "Isso não é possível, porque o sigilo do voto é uma garantia do eleitor."
Para o presidente do TRE-RJ, as eleições no estado transcorreram na "mais absoluta tranquilidade", sem filas e no encerramento do horário previsto.