Rio de Janeiro Saúde afirma que variante Ômicron não foi identificada no RJ

Saúde afirma que variante Ômicron não foi identificada no RJ

Secretaria Estadual vai emitir alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes

  • Rio de Janeiro | Inácio Loyola*, do R7

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que o programa de vigilância genômica da Covid-19 não identificou no estado do Rio de Janeiro, até o momento, nenhuma amostra da variante Ômicron (B.1.1.529), descoberta na África do Sul.

Delta continua predominante

Delta continua predominante

Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A SES disse ainda que emitirá, nesta segunda-feira (29), um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes.

Também será solicitada a coleta de amostras para realização de exame PCR de viajantes que tenham vindo de fora do país nos últimos 14 dias e que apresentem quadro de síndrome gripal.

As amostras positivas serão enviadas ao Lacen (Laboratório Central Noel Nutels) para sequenciamento.

Em nota, a SES reforçou que esses casos deverão ser monitorados pela vigilância municipal por um período de 14 dias, a partir do início dos sintomas, e notificados por meio dos canais oficiais.

O programa de sequenciamento genômico realizado no estado do Rio já analisou 6.388 amostras, desde janeiro de 2021. Em novembro, foram quatro amostras positivas para a variante Delta e uma para a Gama.

A Delta permanece em predomínio no Rio e, de acordo com as análises, é possível afirmar que ela foi inicialmente identificada em junho de 2021.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas