Secretária de Arraial do Cabo (RJ) e marido são alvos de ação do MP
Monica Nilze e Leonardo Carvalho foram denunciados pelo órgão por lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas de cidades da região dos lagos
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) realiza nesta quinta-feira (12) mandados de busca e apreensão contra Monica Nilze, secretária de educação de Arraial do Cabo, na região dos lagos, e seu marido, Leonardo Carvalho. Os dois foram denunciados pelo órgão por lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
MP-RJ faz operação em 5 Estados contra quadrilha de hackers
Leonardo era integrante de um grupo responsável por controlar o tráfico de drogas em Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, quadrilha a qual, de acordo com o MP-RJ, foi desarticulada durante duas operações, em março e novembro de 2017.
Leia também
O policial federal seria o responsável por “oferta de facilidades” a um dos presos desta operação do MP-RJ, detento do Presídio Ary Franco, em Água Santa, zona norte do Rio de Janeiro. Entre estas facilidades, estavam alimentação especial, acesso a celulares, computadores e tablets e visitas de pessoas sem cadastro no sistema da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária).
Segundo a denúncia, Leonardo era um agente infiltrado do grupo, passando ao líder da organização os avanços das investigações que levaram às duas operações de 2017. Desta forma, o policial federal usava sua condição de agente para ter acesso à informações privilegiadas, crime que levou a sua prisão em primeira instância em 2018.
A partir das investigações sobre a participação de Leandro no esquema do tráfico de drogas na região dos lagos, a Justiça pediu a quebra do sigilo financeiro de pessoas próximas ao policial, incluindo Monica, evidenciando que o casal possuía patrimônio incompatível com a renda declarada.
TSE mantém Rosinha Garotinho inelegível por abuso de poder
Imóveis em Arraial do Cabo, Cabo Frio e Rio de Janeiro, incluindo salas comerciais, além de cotas de participação em hotéis da zona oeste carioca, são destacados pelo MP-RJ como posses obtidas de forma ilegal. Entre 2011 e 2016, o casal movimentou cerca de R$ 11 milhões superior à renda declarada.
Em nota, a Prefeitura de Arraial do Cabo informou que Monica foi afastada das suas funções públicas e destacou seu “excelente desempenho” como secretária de educação do município (leia abaixo a nota na íntegra).
O R7 não conseuguiu contato com a defesa de Leandro Carvalho e Monica Nilze. O site mantém o espaço aberto para a manifestação dos citados.
"Na manhã desta quinta-feira (12), o GAECO cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa da Secretária de Educação, Mônica Nilze, referente a questões alheias à função pública que a mesma exerce no município. Por determinação do Ministério Público, a Prefeitura de Arraial do Cabo afastará temporariamente a secretária até as investigações serem concluídas.
O Prefeito Renatinho Vianna reforça que o trabalho realizado por Mônica Nilze a frente da pasta da Educação apresenta excelente desempenho e que nenhum desvio de conduta dentro da administração pública foi apurado até o momento."
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa