Secretário do Rio afirma que praia é o local mais seguro contra Covid-19
Depois de flexibilizar o uso de máscara em locais abertos, pasta atende a sugestão de comitê e classifica cidade como de baixo risco
Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*
A Prefeitura do Rio divulgou, nesta sexta-feira (29), o 43º Boletim Epidemiológico da Covid-19. Depois de desobrigar o uso de máscara em locais abertos, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que as praias são seguras para a população. Assim como o estado, a capital adotou a classificação de baixo risco.
"Nesse momento de baixo risco, as praias são o melhor local para as pessoas estarem", afirmou Soranz antes de mais um feriadão. Nesta segunda (1º) e terça-feira (2), não haverá vacinação no município.
Quanto à nova categoria, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 sugeriu que a administração municipal utilizasse o parâmetro para as 33 regiões administrativas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o baixo risco não era esperado até que a pandemia terminasse.
"A gente considerava que não teria uma taxa de transmissão tão baixa quanto a que a gente tem nesse momento. Realmente, é surpreendente. Eu não esperava que a gente tivesse um cenário epidemiológico tão favorável", completou Soranz.
A rede pública municipal possui 151 pacientes internados com Covid-19, 44 a menos que na semana passada, o que representa uma ocupação de 39%. Além disso, apenas 4% dos testes realizados em eventos-teste deram positivo.
Vacinação
A prefeitura antecipou a aplicação de doses de reforço em idosos a partir dos 64 anos para esta sexta-feira (29), após retirar 120 mil doses da Pfizer. Ao longo dos próximos dois dias de vacinação (sábado e quarta-feira), a faixa etária continuará a mesma, em decorrência de um atraso na entrega da vacina.
Apesar do atraso, hoje serão retiradas mais de 162 mil doses do imunizante e, durante este feriado, a Secretaria de Saúde espera receber mais de 10 milhões de doses.
Quanto às segundas doses, pessoas que estavam agendadas para o dia 1º e 2 de novembro poderão adiantar a imunização para hoje e amanhã. A prefeitura ressaltou ainda que aqueles que perderam a data agendada não precisam esperar a repescagem.
Em 2021, a cidade registrou 273.704 casos de Covid-19.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime