Segundo Banco de Olhos é inaugurado no Rio
Programa pretende aumentar número de beneficiados pelo transplante de córnea
Rio de Janeiro|Do R7
O segundo Banco de Olhos do Estado foi inaugurado nesta terça-feira (24), no Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) — o primeiro fica em Volta Redonda, no sul fluminense. O objetivo é melhorar a posição do Rio de Janeiro em relação ao transplante de córneas.
O banco é uma parceria com o PET (Programa Estadual de Transplantes) e vai integrar a estrutura já existente no Banco de Tecidos da instituição. O novo serviço vai contar com médicos oftalmologistas especialistas em transplante de córnea, além de equipe de enfermagem. Para o coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo, a iniciativa vai possibilitar um aumento significativo no número de transplantes de córnea.
Atualmente, sete hospitais realizam esse tipo de cirurgia no estado através do SUS (Sistema Único de Saúde): Hospital Federal de Ipanema, Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF), Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/Uerj), Hospital Federal dos Servidores do Estado, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), Hospital Adventista Silvestre e Oftalmoclínica São Gonçalo.