Shopping do Rio proíbe público de "vadiar sem motivo" pelo centro comercial
Segundo termo, quem estiver andando sem motivo pelo local pode ser expulso
Rio de Janeiro|Do R7, com Rede Record

Andar no shopping só “para dar uma olhadinha” pode ser considerado “vadiagem” em um shopping da zona norte do Rio. De acordo com o código de conduta do Shopping Nova América, em Del Castilho, é proibido “vadiar pelo shopping sem motivo específico para estar presente”.
O código ficava fixado nas paredes do shopping e apresentava 16 normas. Segundo a norma de número 14, quem circular pelo centro comercial sem motivo pode ser expulso do local e, se houver resistência, pode ser processado por invasão.
Outra norma polêmica do código é a que consta do parágrafo 11. Ela se refere ao vestuário dos frequentadores e pode ter interpretações diversas, inclusive de caráter de discrimação contra à mulher. De acordo com o parágrafo, "fica proibido aos frequentadores não estar completamente vestidos ou usar roupa que possa provocar algum tipo de distúrbio, ou envolver outros grupos, ou o público em geral em um conflito aberto".
Procurada pelo R7, a assessoria do shopping informou que o termo foi criado em 2006 e já está defasado. Os cartazes foram retirados das paredes esta semana. Um novo código já foi criado e ainda não tem data para ser colocado no centro comercial, conforme informou a assessoria.
Ainda segundo a assessoria do shopping, as normas são válidas apenas nas dependências do centro comercial e são genéricas, cabendo avaliação de cada caso e análise das circunstâncias do ocorrido. O Nova América reiterou que o Código de Conduta tem como objetivo proporcionar um ambiente de conforto e bem estar aos visitantes e funcionários, além do bom funcionamento do shopping.
Veja o vídeo: