Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 14 o número de vítimas do Hospital de Bonsucesso no Rio

Após a morte da nona vítima na quinta-feira (5), outras duas pacientes foram a óbito no mesmo dia na mesma unidade

Rio de Janeiro|Raíza Chaves, do R7*

Incêndio atingiu a unidade no dia 27 de outubro
Incêndio atingiu a unidade no dia 27 de outubro Incêndio atingiu a unidade no dia 27 de outubro

Subiu para 14 o número de mortos após o incêndio do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio, nesta sexta-feira (6). A unidade de saúde pegou fogo no último dia 27e os pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde.

A nona vítima, o camelô Jorge Luiz Alves de Araujo, de 63 anos, chegou a ser transferida para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu a um câncer generalizado.

Após a morte do camelô, outras duas pacientes foram a óbito no mesmo dia, na mesma unidade.

Na quinta-feira (5), a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou mais três mortes de pacientes transferidos após o incidente. Duas delas estavam internadas no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, na zona norte da cidade e uma no CER Leblon, na zona sul, todas em leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva). 

Publicidade

As três já chegaram nas unidades municipais, no dia 27 de outurbro, intubadas e bem graves.

Do total de 44 pessoas transferidas para a rede municipal de Saúde, 25 já tiveram alta, sete faleceram e 12 permanecem internadas.

Publicidade

Outras vítimas

Após um incêndio atingir o Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio, no último dia 27, duas mulheres, de 42 e 83 anos, respectivamente e que estavam internadas com a covid-19, não resistiram a transferência às pressas.

Publicidade

Já no dia seguinte ao incêndio, um homem de 39 anos, que estava no CTI e foi transferido para outro prédio dentro da unidade de Bonsucesso, não resistiu e foi a quarta vítima.

Já uma idosa de 73 anos, que tinha uma doença cardíaca avançada, morreu após ser levada ao Hospital Municipal Souza Aguiar, na região central da cidade, na quinta (29).

Um idoso de 70 anos, que também estava com o novo coronavírus, faleceu no Hospital Ronaldo Gazzola, em Acari, na sexta (30).

No sábado (31), uma menina recém-nascida, que havia sido transferida ao Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) foi a sexta vítima.

Já o idoso de 93 anos, que estava no Hospital de Campanha no Riocentro, na zona oeste, morreu no domingo (1º). Ele havia sido diagnosticado com covid-19. Segundo a Prefeitura do Rio, a vítima já chegou na unidade municipal, no dia do incêndio, em estado grave e intubado.

No domingo (1º), uma idosa, de 61 anos faleceu no CER Leblon, na zona sul da cidade.

Incêndio

Cerca de 300 pacientes estavam no hospital no momento do acidente na terça-feira (27). A Polícia Federal investiga as causas do incêndio, que começou no bloco 1.

Os prédios 3, 4, 5 e 6 do hospital reabriram na quarta-feira (4) para atendimento de consultas ambulatoriais, sessões de quimioterapia, entrega de medicamentos oncológicos, realização de exames laboratoriais, retirada de resultados e doação de sangue.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Leandro Monteiro, o local não tinha certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

Além disso, um relatório feito a pedido da Defensoria Pública da União, em 2019, já havia apontado falhas no sistema de combate às chamas da unidade.

*Sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.