TJ convoca audiência com Prefeitura do Rio para reabertura da Niemeyer
Justiça quer saber quais medidas foram tomadas para fim da interdição da avenida. Técnicos devem apresentar fotos e laudos em encontro
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) convocou uma audiência para a tarde desta quinta-feira (6) para reavaliar a abertura da avenida Niemeyer, via que liga São Conrado ao bairro do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.
Avenida Niemeyer é fechada pela prefeitura após decisão judicial
A audiência, marcada em caráter de urgência a pedidos do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e da Prefeitura do Rio de Janeiro, deve ter a presença do prefeito Marcelo Crivella e dos profissionais responsáveis por assinar os laudos que atestam a segurança da via.
O TJ-RJ pediu que a Prefeitura do Rio levasse até a audiência fotografias atuais da Niemeyer, estudos da Geo-Rio (Fundação Instituto de Geotécnica) e da Defesa Civil de levantamento da encosta, além das providências tomadas nos últimos 12 meses para a contenção dos morros em toda a via.
Leia também
A Prefeitura também deverá apresentar o mapeamento das casas em áreas de risco (designando quais destas foram demolidas e desocupadas), as residências em fase de monitoramento e as medidas de conscientização da população das encostas da Nieymer em relação aos desastres naturais.
Prefeito Marcelo Crivella está confiante na liberação da avenida Niemeyer
O TJ-RJ informou que responsabilizará Crivella e os engenheiros que assinarem o laudo na esfera civil e criminal em caso de reabertura da Niemeyer.
Em nota à imprensa, a Prefeitura do Rio declarou que "estará presente na audiência desta quinta-feira, designada pela Justiça para definir os contornos para reabertura da avenida Niemeyer".
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa