Logo R7.com
RecordPlus

Tribunal Regional Federal da 2ª Região mantém prisão do empresário Jacob Barata Filho

Argumento da defesa não convenceu a maioria dos desembargadores do TRF2

Rio de Janeiro|Agência Brasil

  • Google News
Jacob Barata Filho continuará preso
Jacob Barata Filho continuará preso

Desembargadores do TRF2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) mantiveram, em julgamento nesta quarta-feira (26), a prisão do empresário do setor de ônibus Jacob Barata Filho, que está preso desde o dia 2 deste mês. Barata foi detido no Aeroporto Internacional do Galeão, quando se preparava para viajar a Portugal.

O empresário foi preso na Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato que investiga a relação criminosa entre empresários de transporte público com o pagamento de propinas milionárias a políticos para manutenção de tarifas maiores e obter outras vantagens. O advogado José Carlos Tórtima, que defendeu Barata, com pedido de habeas corpus, argumentou que seu cliente não fazia parte da classe de criminosos contumazes, como assassinos em série e traficantes, e pediu que ele fosse transferido para prisão domiciliar, sob fiança e com uso de tornozeleira eletrônica.

O argumento da defesa não convenceu a maioria dos desembargadores, que mantiveram a prisão preventiva de Barata, considerado o maior empresário do ramo de ônibus do Estado do Rio e um dos maiores do Brasil. Votaram contra o habeas corpus os desembargadores Abel Gomes e Paulo Espírito Santo. Votou pela concessão de prisão domiciliar o presidente da turma, desembargador Ivan Athié. O advogado de Barata disse que vai apelar ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.