Túnel para fuga é encontrado em presídio da zona oeste do Rio
Agentes encontraram munições, drogas, celulares e aparelhos para distribuir internet. Unidade foi local de transmissão ao vivo de detento em maio de 2019
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
Os agentes da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) encontraram na última quinta-feira (27) um túnel de 10 metros, no Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria, detentos usariam a passagem para uma fuga.
RJ: presos dizem que diretor permite entrada de celulares em cadeia
Próximo ao túnel escavado, os agentes também encontraram tonéis com diversos materiais, como drogas e munições. Dez aparelhos celulares, três modens e um aparelho wi-fi também foram localizados pela equipe da Seap.
A Secretaria informou que as munições apresentavam alto grau de oxidação, isto é, estavam enferrujadas, e que o túnel encontrado foi preenchido com concreto.
Leia também
Batizada de Asfixia, a Seap não declarou se durante a operação alguém foi identificado e responsabilizado pela escavação do túnel.
Em nota, a Secretaria declarou que adquiriu três drones para ajudar na fiscalização dos presídios e nas operações. Além do suporte aéreo, a Seap também está em processo para aquisição de detectores de metais, portais, aparelhos de scanners e bloqueadores de sinal de aparelhos telefônicos.
No mês de maio deste ano, um dos presos do Instituto Penal Vicente Piragibe foi transferido de presido após fazer uma transmissão ao vivo na internet ao lado de uma acompanhante. No vídeo é possível ver o detento comendo salaminho e bebendo cerveja.
Na época, uma revista da Seap na cela do detento encontrou 31 celulares, roteadores de internet e R$ 26 mil em espécie.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa