Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ventania derruba árvores centenárias do Jardim Botânico do Rio

As seis árvores que caíram estavam saudáveis e foram arrancadas pela raiz com o vento

Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil

As árvores que caíram estavam saudáveis
As árvores que caíram estavam saudáveis

Seis árvores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro foram derrubadas pela ventania desta madrugada. Segundo o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, todas estavam saudáveis e foram arrancadas pela raiz devido à força do vento. Das seis, cinco eram antigas – centenárias ou quase. Entre elas estão um abricó-de-macaco, um pau-mulato, um cajá-mirim, uma palmeira macaúba e um juazeiro. A sexta perda foi um jatobá, ainda jovem.

A Curadoria de Coleções Vivas informou que tem mudas para repor as árvores perdidas e que algumas serão plantadas, no dia 23 de setembro, durante a comemoração pelo Dia da Árvore.

Em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, o vento forte provocou quedas de árvores em diversos pontos do município, assim como o destelhamento de uma casa na Nova Angra. As solicitações de atendimento à Defesa Civil e à Fundação de Parques e Jardins começaram às 4h50.

No Belém e Camorim Pequeno, foram registradas duas quedas de árvores sobre residências, porém, sem vítimas. Árvores caíram também na Estrada da Banqueta, Sapinhatuba 3 (BR-101), Estrada do Contorno e nas proximidades do Hotel Angra Inn. Na Estrada do Contorno, o trânsito está interrompido, devido à queda de uma árvore e de um poste de energia.

A Defesa Civil já havia informado aos cidadãos cadastrados no Programa Alerta e Alarme a possibilidade de rajadas de vento. A mensagem foi passada pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) à Defesa Civil, que segue com o monitoramento dos dados e atendendo aos chamados da população, por meio do número 199.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.