VLT ganha mais duas horas de funcionamento e começa a circular durante todo o dia
Prefeitura ainda não tem data para iniciar cobrança de tarifas
Rio de Janeiro|Do R7

A Prefeitura do Rio ampliou o horário de funcionamento do VLT nesta segunda-feira (4) em duas horas. Agora, o Veículo Leve sobre Trilhos funcionará de 8h às 17h, de segunda a sexta. A circulação segue do aeroporto Santos Dumont até a Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros (altura do armazém 4). Com quatro composições em circulação, o intervalo diminuiu entre as viagens diminuiu para 15 minutos.
Nesta semana, a operação somou 290 viagens nos dois sentidos, com tempo médio de percurso de 26 minutos entre o Santos Dumont e Parada dos Navios.
A operação comercial, que estava prevista para começar na última sexta-feira (1º), foi adiada “para garantir maior tempo de acomodação e melhor convivência da população com o sistema”, segundo a secretaria. A nova data ainda não foi anunciada, mas o valor da passagem será o mesmo dos ônibus, R$ 3,80.
O VLT foi inaugurado no dia 5 de junho e vai integrar todos os meios de transporte no centro do Rio e região portuária: barcas, metrô, trem, ônibus, rodoviária, aeroporto, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil.
Ao todo, serão 28 quilômetros de trilhos, 32 bondes, 45 máquinas para a compra de bilhetes em paradas e estações e nove pontos de integração com outros meios de transporte, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana e capacidade para 300 mil passageiros por dia. O segundo trecho tem previsão para ser inaugurado no segundo semestre e vai da Central do Brasil à Praça XV.















