Wilson Witzel viaja a Israel para conhecer tecnologia de drones
Governador eleito do Rio de Janeiro e comitiva não pretendem adquirir equipamentos ou negociar valores para instrumento de segurança pro Estado
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*, com RecordTV Rio
O futuro governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), embarcará na noite desta terça-feira (4) em direção a Israel para conhecer tecnologia de drones, que pode ser utilizado pela Segurança Pública do Estado a partir de 2019.
Witzel e comitiva, formada pela equipe de transição e da Federação Israelita do Rio de Janeiro, não pretendem concluir compromissos comerciais em relação aos drones.
Leia também
O equipamento, de acordo com informações da RecordTV, poderá ser utilizado para efetuar disparos a partir do reconhecimento facial.
A assessoria de Witzel destacou que a viagem será custeada por cada integrante da comitiva, como exceção da equipe de apoio, formada por profissionais de imprensa e um ajudante de ordens.
Leia mais: defesa entra no STF com pedido de liberdade para Pezão
Segurança Pública
Uma das sugestões de Witzel para a segurança pública do Rio é uma espécie de carta branca para policiais militares “abaterem” suspeitos que estejam portando fuzil.
Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, esta ideia é ilegal. "É uma proposta que precisa passar pelo crivo das leis e da Justiça. Não podemos ter nenhum tipo de atividade que não seja devidamente legal. Hoje, não está. Teria que ter modificação legislativa pra que viesse a acontecer", afirmou o ministro.
Witzel reafirmou em entrevistas que pretende autorizar o uso de atiradores de elite em helicópteros, indo à contrapartida ao pedido da Defensoria Pública do Rio, que proibiria o uso de aeronaves como plataforma de tiro.
Assista ao vídeo:
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira